“Chame Frida” | Projeto do PT em MG permite denunciar violência doméstica por WhatsApp

O serviço oferece um número disponível 24h que as mulheres vítimas de violência podem recorrer

Nesta semana, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou em primeiro turno o PL 2149/20, que permite as mulheres vítimas de violência denunciarem o crime por meio de WhatsApp.

Batizado de “Chame Frida”, o serviço oferece um número de Whatsapp disponível 24h, que as vítimas de violência podem recorrer. Além de denúncia, o canal também poderá orientar mulheres em situação de violência, agendar horário para realização de atendimento para formalização de atos investigativos, solicitação da medida protetiva, entre outros.

“O comprometimento com a agenda feminista é abraçado pelo conjunto do partido, não apenas pelas mulheres parlamentares. Isso acontece porque o PT tem um compromisso histórico com o combate ao machismo, um legado de milhares de mulheres que vieram antes de nós e tantas outras que seguem em nossas fileiras”, explica Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

A proposta é de autoria do deputado estadual Marquinhos Lemos (PT) e prevê que o serviço seja implementado pelas delegacias especializadas de atendimento à mulher da Polícia Civil.

No texto, o deputado explica que o serviço não estará disponível para ligações, “apenas para receber mensagens em texto, áudios, fotos ou vídeos referentes às denúncias e localizações da vítima”. Diz ainda que a identidade da pessoa que está fazendo a denúncia deve permanecer em sigilo.

Da Redação, Elas Por Elas. Com informações do jornal  O Tempo