Chile: FPA discute visão da esquerda sobre governo Allende em seminário

Núcleo de Cooperação Internacional da Fundação Perseu Abramo realiza seminário “50 Anos do Golpe de Estado no Chile” sob a ótica da esquerda brasileira

FPA/Site do PT

FPA realiza seminário “50 Anos do Golpe de Estado no Chile – a experiência chilena do ponto de vista da esquerda brasileira” em 22 e 23 de setembro

A Fundação Perseu Abramo (FPA), por meio de seu Núcleo de Cooperação Internacional, realiza na sexta-feira (22) e no sábado (23), o seminário “50 Anos do Golpe de Estado no Chile – a experiência chilena do ponto de vista da esquerda brasileira”.

O evento acontecerá na sede estadual do PT de São Paulo, na zona oeste da cidade, mas será transmitido ao vivo pelo canal Youtube da FPA.

Na sexta-feira, a abertura contará com as participações de Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, e Sebastián Depolo, embaixador do Chile no Brasil.

Na programação constam mesas para discutir a experiência da Unidade Popular; o golpismo e a questão militar: paralelos e diferenças entre Chile e Brasil; a ação do imperialismo, no passado e no presente; ea via chilena para o socialismo.

Entre as presenças já confirmadas estão Ricardo Azevedo, Valter Pomar, Iole Ilíada, Manuel Domingos, Ana Amélia Penido Oliveira, Eleonora Menicucci, Monica Valente, representantes das fundações Maurício Grabois e João Mangabeira, entre outros. programação completa pode ser visualizada aqui.

A sessão de encerramento terá a presença do poeta Pedro Tierra, ex-presidente da FPA, falando da política cultural do governo da Unidade Popular.

Editora FPA  – Chile

Para Renato Martins, autor do livro “Chile” (você pode fazer download gratuito aqui), editado pela Fundação Perseu Abramo, “desde o final do século XIX o pensamento social latino-americano se deu conta de que para compreender a América Latina é preciso entender o Chile. O passado do Chile tem algo a dizer sobre o futuro da América Latina, por isso é preciso estar atento ao que acontece neste pequeno país sul-americano”.

O autor apresenta um amplo panorama da história do Chile com especial ênfase na experiência dos governos de centro-esquerda que ocuparam a presidência da República entre 1990 e 2010, na saída da ditadura militar do Pinochet (1973-1990). Essa foi uma experiencia marcada por uma limitação do progressismo.

Para explicar, o autor realiza uma análise do significado das experiências anteriores, a do governo socialista de Salvador Allende (1970-1973) e a longa ditadura militar neoliberal que lhe aumentou.

Do site da FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast