Circular FBP: Paralisação Nacional e Lula Livre

Veja aqui as iniciativas prioritárias e o calendário de lutas e organizativo da Frente Brasil Popular

Dino Santos/ Frente Brasil Popular

Entidades da Frente Brasil Popular durante ato com Lula na avenida Paulista, em São Paulo (SP)

No dia 28 de Junho foi realizada em São Paulo mais uma reunião do coletivo nacional que aprofundou o debate sobre o calendário de lutas e o calendário organizativo da Frente Brasil Popular.

O calendário inclui apoio à greve dos petroleiros, a defesa de Lula Livre por meio de abaixo assinados, a realização da III Conferência da FBP e o Congresso do Povo, além de uma série de atividades específicas entre os meses de julho e novembro.

1- Greve dos Petroleiros e Dia do Basta: dia nacional de paralisações e mobilizações – 10 de Agosto

As Centrais Sindicais estão convocando para o dia 10 de Agosto, um dia nacional de paralisações e mobilizações. O objetivo é paralisar neste dia nos locais de trabalho, e organizar atos ao final do dia. A convocatória destas mobilizações terá como centro as pautas econômicas: luta por emprego, contra os aumentos dos combustíveis, entre outras. Nos arredores desta data, os petroleiros deverão convocar a sua greve por tempo indeterminado. O objetivo da greve e barrar o processo de privatização da empresa e mudar a politica de preços da Petrobras, responsável pelo reajuste excessivo dos combustíveis e gás.

A Frente Brasil Popular deverá se somar desde já no processo de organização desse dia mobilizações, bem como apoiar ativamente a greve dos petroleiros, organizando plenárias nos estados para preparar a militância para estas ações. O dia 10 deverá ser a principal iniciativa unitária das forças progressistas antes do período eleitoral. É importante também que a FBP insira no bojo das mobilizações as bandeiras em defesa da liberdade de Lula e do direito de ele ser candidato.

2- Lula Livre e a luta por Eleições Livres e Democráticas

Frente à aproximação do dia 15 de Agosto, dia do registro das candidaturas, o coletivo nacional identifica a necessidade de intensificar as iniciativas em torno da luta pela liberdade de Lula e por sua elegibilidade. Nesse sentido, a FBP se soma a iniciativa do Comitê Nacional Lula Livre de coletar assinaturas em um abaixo assinado dirigido ao STF e STJ exigindo sua liberdade e o direito de Lula ser candidato.

3- III Conferência da Frente Brasil Popular e Congresso do Povo

Foi definida também nesta reunião a realização da III Conferência da FBP a ser realizada nos dias 24 e 25 de Novembro. Esta Conferência terá por objetivo definir uma linha de atuação da FBP após o desenlace da disputa eleitoral, e preparar a etapa nacional do Congresso do Povo, que será realizada em Fevereiro de 2019.

4- Calendário de Lutas e Organizativo

Julho

Trabalho de base durante o mês em torno do Congresso do Povo
Dia 11 – Mobilização nacional dos sindicatos de trabalhadores rurais da CONTAG.
Dia 14 – Ato Nacional de solidariedade a Maré, Rio de janeiro: denunciando Marielle, Marcos Vinicius e Lula Livre.
Dia 16 à 21 – Semana de conversa com o povo. Realizar Caravanas nos Estados e panfletar o Manifesto ao Povo Brasileiro.
Dia 16 à 20 – Marcha de Pernambuco
Dia 18 – Homenagem aos 100 anos de Nelson Mandela: fazer atos “Mandela Vive, Lula Livre”.
Dia 21 – Romaria à Juazeiro do Norte – Ceará
Dia 21 à 22 – Conferência Nacional Aberta de Luta contra o Golpe em São Paulo
Dia 23 à 27 – Jornada nacional de Mobilizações das organizações camponesas: mobilizar em todos os municípios em torno da pauta do campo e da liberdade de Lula, contra o judiciário e os golpistas.
Dia 25 – Dia da/o Trabalhadora/or Rural – fazer manifestações nos Fóruns Municipais por Lula Livre.
Dia 26 – Reunião do Coletivo Nacional da FBP em São Paulo
Marchas estaduais em Tocantins e Ceará
Dia 28 – Festival Lula Livre – Arcos da Lapa no Rio de Janeiro
Dia 29 – (Ou 1/08) Indicativo de início da Caravana do Semiárido contra a fome, saindo do Nordeste em direção a Curitiba, Rio de janeiro e Brasília.
Dia 29 – Participar de Romarias Religiosas em Santuários tradicionais como em Goiânia, Canindé, etc – Rezando por Lula Livre
Dia 31 – Início da Greve de Fome com onze militantes de Movimentos Populares – Para o Brasil não passar mais fome: Lula Livre! Em Brasília na frente do STF.

Agosto

Dia 03 – Ato Nacional em defesa da presunção de inocência em São Paulo. Entrega do manifesto dos juristas em defesa da Presunção de Inocência pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.
Dia 04 – Dia Nacional de Jejum por Lula Livre e levar alimentos nas periferias e comunidades carentes
Dia 1 à 7 – Sete dias de oração, organizada pelos evangélicos em defesa do Brasil e por Lula Livre. Ver como envolver outras religiões, credos e “sagrados”.
Dia 7 – Ato Inter-religioso em defesa do Lula com a presença de líderes religiosos, Prêmio Nobel da Paz (Rigoberta Menchu e Pérez Esquivel) e outros/as convidados/as. Em Brasilia na frente do STF.
Dia 10 – Dia do Basta – dia nacional de Paralização dos/as trabalhadores/as – puxado pelas Centrais Sindicais
Dia 12 à 15 – Inicio da Marcha Nacional, que inicia com militantes do campo e da juventude.
Dia 15 – Data da inscrição da chapa Lula Presidente – ATO NACIONAL no TSE em Brasília, com caravanas de todo Brasil e mais a marcha do movimento popular que chegaria nesse dia.
Dia 16 – Realização de uma Assembleia do Congresso do Povo em Brasília para debater temas de projeto com os/as marchantes e militantes do DF.
Congresso do Povo Regionais Amazônia em Imperatriz/MA e Regional Nordeste em Caruaru/PE

Novembro

Dias 25 e 26 – III Conferência da Frente Brasil Popular

Lula Livre!
Por Eleições Livres e democráticas
Nenhum direito à menos!

Por Frente Brasil Popular

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast