Com foco na proteção ambiental, Dia da Amazônia terá comemorações em todo o país

Comemorada em 5 de setembro, data terá eventos ao longo do mês envolvendo mais de 50 artistas em shows, oficinas, peças de teatro, atividades educativas, exposições e exibição de filmes

Walda Marques

Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, é uma das convidadas do Festival Amazônia de Pé, em Santarém (PA)

O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, terá eventos em todo o Brasil ao longo do mês envolvendo mais de 50 artistas em shows, oficinas, peças de teatro, festivais, atividades esportivas e educativas, plantio de árvores, lives, exposições e exibição de filmes. Cidades como Macapá, São Luís e Manaus e todas as capitais do sudeste e do sul do país terão ações focadas na temática da proteção e valorização da Amazônia.

Criado por Lula em 2007 para chamar atenção sobre a importância da preservação da maior floresta tropical do planeta, o Dia da Amazônia começou a ter festivais e atividades diversas em 2022, quando movimentos e organizações socioambientais iniciaram com sucesso a tradição das comemorações estendidas por todo o país e que agora esquentam as turbinas para a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que acontecerá em 2025 em Belém.

A programação do Dia da Amazônia começa neste sábado (2) com o Festival Amazônia de Pé, às 16h no Lago dos Botos em Alter do Chão (Santarém – PA). Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, é uma das convidadas assim como Priscila Castro, Cleide do Arapemã, Zek Picoteiro, Lane Lima (guardiã tribal da Tribo Munduruku), Marciele Albuquerque e outros.  Os detalhes estão no site do evento.

No domingo (3), tem festa também em São Paulo. O Tendal da Lapa (Rua Guaicurus 1100 – Água Branca) recebe o Baile da Terra a partir das 14h de domingo (3). Russo Passapusso tocará com a Nomade Orquestra, em evento que contará ainda com DJ Ália, Célia Sampaio, os blocos Água Preta e Kaya na Gandaia e muito mais. Mais informações aqui.

Dia 9 de setembro é a vez de Manaus, que receberá o Grito Rua. O evento acontece na avenida Autaz Mirim, 4785-4803, bairro São José Operário, a partir de 15h. Entre as presenças confirmadas estão Grupo Kuiá, Lua Negra, Rafa Militão e Banda K’Boclos. Clique aqui para saber mais.

O Festival Nossa Amazônia agita Macapá em 17 de setembro, na Avenida Mario Cruz, entre o Teatro das Bacabeiras e a Praça Veiga Cabral, região central da cidade. As atividades começam às 16h, e contarão com a Banda Negro de Nós cantando com Jhimmy Feiches, Yanna MC, Grupo Movimento sem Limites e mais. Confira os destaques aqui.

Em São Luís, o Re(x)istencia Fest lll está marcado para 30 de setembro, no Parque do Rangedor. A festa começa às 13h, e terá como destaque a presença de BNegão, um dos grandes nomes do hip hop nacional. Também se apresentam Banda Lombreta, Rejane Araújo, Raiz Tribal e muito mais, em evento que vai contar ainda com uma feira agroecológica. Saiba mais clicando aqui.

Além dos festivais nas cinco cidades, em várias outras haverá a Virada Cultural Amazônia de Pé https://virada.amazoniadepe.org.br/ conduzida pelo Movimento Amazônia de Pé https://amazoniadepe.org.br/

Outras ações e atividades serão realizadas por organizações socioambientais participantes na mobilização do Setembro AmazônicoConfira aqui.

A agenda do Dia da Amazônia foi definida pelas organizações socioambientais Nossas, labExperimental, Condô, Tendal da Lapa, Namaloca, Orígenas, Movimento Amazônia de Pé, Associação Gira Mundo, Instituto Mapinguari, Utopia Negra, Reocupa, Lab da Cidade e Instituto Clima e Sociedade (iCS), com a participação de outras dezenas de instituições.

História e importância

O dia 5 de setembro foi escolhido para celebrar a região amazônica como homenagem à data em que foi criada a Província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II, nos termos da Lei nº 582, de 5 de setembro de 1850. A província é hoje o atual estado do Amazonas.

O bioma inclui a maior floresta tropical do planeta, uma das maiores riquezas da humanidade. Possui 4,196.943 milhões de km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela), apresenta 26% da sua área protegida em território brasileiro.

A  Amazônia tem um papel fundamental no equilíbrio ambiental da Terra e uma influência direta sobre o regime de chuvas de toda a América Latina. A vegetação da Amazônia pode ajudar na diminuição do dióxido de carbono da atmosfera, uma vez que age absorvendo carbono. Outro ponto importante é que a destruição da floresta e a queima de biomassa estão relacionadas com a liberação de uma grande quantidade de dióxido de carbono. Sendo assim, o desmatamento da Amazônia pode influenciar as mudanças climáticas mundiais.

É também uma importante fonte de biodiversidade, sendo estimada a existência de cerca de 40 mil espécies de plantas diferentes, 400 mamíferos e 1300 aves. Nos rios amazônicos, que constituem a maior bacia hidrográfica do planeta, pode-se encontrar cerca de três mil espécies de peixes. Vale destacar também que a Amazônia abriga várias comunidades tradicionais que dependem diretamente da floresta para o seu sustento.

A Amazônia corresponde a 49,29% do território brasileiro e o rio Amazonas lança ao mar aproximadamente 175 milhões de litros de água por segundo. A Amazônia é o lar de inúmeras espécies de animais e vegetais, sendo essas matérias-primas muito importantes, por exemplo, para a fabricação de medicamentos. Segundo o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), na Amazônia são encontrados cerca de 30 milhões de espécies animais. O boto-cor-de-rosa, o peixe-boi-da-amazônia, a lontra neotropical, o sauim-de-coleira e a onça-pintada são alguns dos animais que podem ser encontrados em seu território.

Da Redação, com Brasil de Fato