Com informações infundadas, Veja tenta atacar Wellington Dias

Desta vez, o alvo das notícias falsas é o governo do Piauí, especialmente o ex-governador Wellington Dias, pré-candidato do PT ao Senado; veja a resposta que repõe a verdade dos fatos

Wanezza Soares

Wellington Dias

A Veja insiste em tentar criminalizar as administrações do Partido dos Trabalhadores, mantendo seu histórico de “denúncias” sem provas, com objetivos políticos.

Desta vez, o alvo é o governo do Piauí, especialmente o ex-governador Wellington Dias, pré-candidato do PT ao Senado Federal que lidera as pesquisas no estado.

Diz a revista: “Programa milionário de alfabetização do PT no Piauí incluiu até mortos. Tribunal de Contas do estado encontrou mais de mil mortos, além de servidores públicos, cadastrados em projeto nas gestões de Wellington Dias e Regina Sousa”.

Infundadas, as acusações levantadas pela revista foram respondidas pelo ex-governador com argumentos objetivos, dados concretos e, principalmente, transparência – que faltou à revista.

Leia abaixo a resposta de Wellington Dias:

“O programa abre inscrições e em cruzamento de várias bases de dados, feitas pela Fundação Getúlio Vargas e Secretaria da Educação, são retiradas as pessoas que não preenchem os requisitos. De um total de 342.000 que fizeram inscrições no Programa de Alfabetização de Jovens e adultos (acima de 15 anos sem saber ler e / ou escrever ), apenas 170.000 já foram acatados, passando pela triagem entre FGV/ SEDUC. E para quem faz alfabetização em contrato de parcerias com o Estado, há um modelo de contrato em que se paga por resultado, pelo número de entrega alfabetizado.

Na testagem, ao final do curso programado, a pessoa faz uma prova escrevendo uma carta e também para ser lida por outra colega de turma e ainda lendo a carta de alfabetizado. Recebem ainda como prêmio, R$ 440 pelo esforço da alfabetização ! A meta do Piauí é alcançar acima de 200.000 alfabetizadas e reduzir de 16% da população com mais de 15 anos analfabetas, em 2003 era 34%, para cerca de 8% em que está a média brasileira. E tudo até 2023.

Fizeram da indústria de denúncia e usando técnicos do TCE, já conhecidos na arte para fazer espetáculo e uso na disputa eleitoral de 2022, e objetivando o maior programa de alfabetização do Brasil, neste momento. Parar o programa e prejudicar os mais pobres. É só isto que querem, nada mais. Graças a Deus, Conselheiros e Conselheiras do TCE, assumiram a coordenação do processo e passaram a trabalhar dentro da lei. Que bom que o TCE está acompanhando, nos dá segurança para fazer o melhor! E sugestões para aperfeiçoar serão muito bem vindas.

É o maior programa de alfabetização do Brasil, com recursos do Estado e voltado para alfabetizar e dar a oportunidade de aprender a ler e escrever. E após a alfabetização são inscritos em 2 outros programas, Programa de Educação Para Jovens e Adultos, onde pode ter a oportunidade de prosseguir estudando, fazer curso técnico e chegar até a universidade, pois no Piauí tem presença de educação técnica e superior pública em 224 municípios, todos os municípios.”

Pelo modelo não tem chance de defunto estudar, só na cabeça de gente do mal mesmo. Pessoas como a dona Teresa Martins, que se alfabetizou aos 100 anos, e em sua carta escreveu: ‘eu era cega e não sabia. Eu passei a enxergar pelas letras, na alfabetização.’ Temos é que agradecer a cada professor e professora que se dedicam para reparar o descaso do passado com estas pessoas, assim como já fizemos no Piauí com a alfabetização de aproximadamente 800.000 pessoas”.

Wellington Dias, ex-Governador do Piauí

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast