Comissão Educacional do PT repudia violência contra professores

Em nota, partido lamenta violência contra servidores públicos promovida pelo governo do Paraná. Mais de 200 ficaram feridos após massacre da PM

Prefeitura atende feridos em manifestação de servidores no Centro Cívico. Curitiba, 29/04/2015 Foto: Everson Bressan/SMCS

A Comissão Nacional de Assuntos Educacionais do Partido dos Trabalhadores lamentou, em nota divulgada nesta quinta-feira (30), o massacre promovido pela Polícia Militar do Paraná contra professores e outros servidores públicos em greve no estado.

Os servidores protestaram, na quarta-feira (29), em frente à Assembleia Legislativa contra a votação do Projeto de Lei 252/2015, do governo de Beto Richa (PSDB). Apesar do massacre, o texto foi aprovado e autoriza o governo a mexer no fundo de previdência dos servidores públicos do estado, a ParanáPrevidência.

Ao todo, mais de 200 pessoas ficaram feridas, sendo 15 em estado grave, segundo informações da Prefeitura de Curitiba.

“Nós, educadores e educadoras do Partido dos Trabalhadores, (…) expressamos nossa irrestrita solidariedade aos professores contra a violência e truculência com que estão sendo tratadas as reivindicações encaminhadas ao governo pela direção da APP – Sindicato”, afirma o partido, no texto.

Na nota, a comissão do PT relembra que professores em São Paulo também estão em greve e são “sistematicamente” desqualificados pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Além disso, o texto também cita docentes paralisados em Santa Catarina, Paraíba, Pará e Pernambuco.

“Manifestamos nossa forte e inabalável convicção de que a luta para que milhares de crianças e jovens no Brasil tenham acesso ao conhecimento e à cultura é indissociável da valorização dos trabalhadores em educação e das práticas democráticas que, apoiadas no diálogo, devem sustentar a negociação de reivindicações e a resolução de conflitos”, diz o PT.

Leia a nota, na íntegra:
“Nota da Comissão Nacional de Assuntos Educacionais do PT

Em repúdio à violência do governo Beto Richa contra os professores estaduais do Paraná

Os brasileiros e brasileiras assistiram estarrecidos, na tarde desta quarta-feira 29 de abril, a uma covarde e violenta ação policial contra os professores e professoras e outros servidores e servidoras estaduais, comandada pelo governo Beto Richa, no Centro Cívico de Curitiba.

Os professores da rede estadual e servidores em greve protestam contra o projeto de lei Paraná Previdência.

Mais de cento e cinquenta professores foram feridos.

Nós, educadores e educadoras do Partido dos Trabalhadores, que lutamos pelo direito a uma educação pública de qualidade e democrática em todas as etapas, níveis e modalidades; nós, que ao lado da maioria do povo, conquistamos o direito à livre manifestação no País; nós, que defendemos e exercitamos o diálogo como meio de negociação das reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, expressamos nossa irrestrita solidariedade aos professores contra a violência e truculência com que estão sendo tratadas as reivindicações encaminhadas ao governo pela direção da APP – Sindicato.

Neste momento em que a greve dos professores de São Paulo é sistematicamente desqualificada pelo governador Geraldo Alckmin; em que os professores de Santa Catarina, Paraíba, Pará e Pernambuco estão também em greve, manifestamos nossa forte e inabalável convicção de que a luta para que milhares de crianças e jovens no Brasil tenham acesso ao conhecimento e à cultura é indissociável da valorização dos trabalhadores em educação e das práticas democráticas que, apoiadas no diálogo, devem sustentar a negociação de reivindicações e a resolução de conflitos.

Os professores e professoras merecem respeito!

Todo apoio aos professores e professoras paranaenses!

Selma Rocha, da coordenação da Comissão Nacional de Assuntos Educacionais do PT

Bruno Elias, Secretário Nacional de Movimentos Populares do PT”

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast