Comitês Populares mobilizam 14 estados contra juros altos do BC de Bolsonaro

Mutirão de ações, que denuncia a maior taxa de juros real do mundo, acontece entre esta sexta-feira (25) e domingo (27); Confira

Divulgação

mutirão pretende discutir com o povo brasileiro as altas taxas de juros deixadas pelo governo de Bolsonaro

Os Comitês Populares de Luta, sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda voltam às ruas e promovem ações pela redução da taxa Selic mais alta do mundo (13,75%), praticada pelo Banco Central (BC) de Bolsonaro. As mobilizações têm início nesta sexta-feira (25) e seguem até domingo (27) em 14 estados do país.

Durante três dias serão realizadas ações de panfletagem em locais públicos, colagem de lambes e interações nas redes sociais para debater os impactos da taxa de juros e mobilizar a sociedade.

O mutirão faz parte de uma campanha nacional contra os juros abusivos praticados no país e pretende discutir com o povo brasileiro as altas taxas de juros deixadas pelo governo bolsonarista, que mesmo após a redução de 0,5% na última reunião do Comitê de Política Monetária do BC, permanece como a mais alta entre todos os países do mundo.

Leia mais: Juros altos do Banco Central sabotam economia brasileira

A secretária Nacional de Mobilização do PT, Mariana Janeiro, ressalta que queda de 0,5% na taxa do BC foi muito pequena para destravar a economia brasileira. Portanto o Brasil permanece com a maior taxa mundial de juros.

“A gente precisa lembrar que essa política econômica de Bolsonaro, Paulo Guedes e Campos Neto foi derrotada por Lula nas urnas, e a reconstrução do Brasil exige uma grande redução da taxa de juros”, destaca janeiro. “Por isso os Comitês em todo o país irão realizar esse mutirão no final de semana”.

De acordo com a secretária, os Comitês Populares de Luta têm sido uma importante ferramenta de mobilização da sociedade e que com Lula presidente será necessário unificar forças para dar sustentação ao presidente em pautas centrais na reconstrução do país.

“Os avanços nas pautas que a gente precisa só serão possíveis com muita unidade de ação, principalmente nas bases”, alerta. “E ela [a unidade] será ampliada através do trabalho dos Comitês Populares em todo o Brasil, realizando grandes mobilizações e formações políticas junto aos movimentos sociais e ao conjunto dos partidos de esquerda”.

Pelo menos 14 estados do Brasil anunciaram ações dentro do mutirão e são abertas a quem quiser participar. Mais informações estão disponíveis através das redes sociais no @comitepopularoficial (Instagram) e @comitelula (Twitter).

Leia mais: Indicadores positivos e desenvolvimento da economia impõem redução dos juros

Confira alguns atos políticos e participe!

Rio de Janeiro

26 (sábado) – Plenária do Comitê Sul Fluminens com José Genuíno (14H), Sindicato da construção civil volta redonda

27 (domingo) – Ato Político com a deputada Marina do MST (13H) , Praça Levi Aires Brust, Nova Friburgo

São Paulo

25 (sexta-feira) – Samba do Trabalhador (19H) – Casa Luís Gama (R. Guaianazes, 1435 – Campos Elíseos)

Distrito Federal

25 (sexta-feira) – Ato Político junto aos 40 anos da CUT (17h), em frente à sede da CUT-DF.

27 (domingo) – Ato Político e Cultural (9h – 13h), 108 Sul.

Ceará

27 (domingo) – Ato Político e Marmitaço nas Cozinhas Populares (10h), Rua Rio Tocantins, 643 – Jardim Iracema

CUT realiza congressos nacionais em todo o Brasil

Além da mobilização dos Comitês Populares de Luta, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) também realiza neste fim de semana congressos estaduais para discutir a alta dos juros no país.

A secretária Nacional de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais da CUT, Janeslei Albuquerque, destaca que o Congresso Nacional tem sido um espaço para discutir com a base.

“É importante ressaltar que nos 27 estados onde a CUT está organizada, vem sendo tiradas moções e resoluções que indicam a intensificação da luta contra a violência de Campos Neto contra o Brasil e contra o povo brasileiro”.