Comunidade Irmã Dulce, no Piauí, repudia ‘fake news’ da Record

A veiculação de informações de maneira irresponsável amplia o preconceito e o abismo social entre as comunidades periféricas nas grandes cidades, adverte o Conselho de Presidentes das Associações da Vila Irmã Dulce, em Terezina

Piauí Hoje

Comunidade Irmã Dulce, em Terezina (PI)

Em nota, o Conselho de Presidentes das Associações que representam os moradores sediados na Vila Irmã Dulce, localizada em Teresina, Estado do Piauí, repudiou informações veiculadas nacionalmente pela Rádio e TV Record  por meio do Programa Cidade Alerta em 01 de abril de 2021. A “notícia”, com base me fake news, apresentaram ao país  comunidade Vila Irmã Dulce “como uma localidade dominada por milícias e facções criminosas, destacando que o Posto de Atendimento de Saúde local “prioriza atendimentos à criminosos”.

“As imagens divulgadas, no entanto, não ocorreram na Vila Irmã Dulce”, sem ouvir os moradores e suas lideranças, de acordo com a nota divulgada pelo Conselho de Presidente das Associação. A mais grave delas, em que registra a invasão de Posto de Saúde com disparos de arma de fogo, ocorreram na vizinha cidade de Timon, no estado do Maranhão, esclarece a nota. “Assim, o que se espera da Rádio e TV Record, é um ampla retratação pública, visando minorar todos os efeitos ocasionados pela veiculação irresponsável de informações inverídicas”, cobram as entidades.

“O Conselho ora subscritor da presente nota vem informar que a Vila Irmã Dulce, considerada a segunda maior ocupação da América Latina, enfrenta graves problemas sociais, como toda comunidade localizada em periferias das grande capitais, contudo, não na gravidade informada pela Rede Record de Televisão”, advertem.  “A veiculação de informações de maneira irresponsável, como procedeu a rede de televisão ora repudiada, amplia o abismo social existente entre as comunidades periféricas nas grandes cidades, perante àqueles que não tem o real convívio dos desafios que cada morador afetado sofre diariamente”, denunciam.

Ainda, segundo a nota, “tais atos aumentam o preconceito e interpretações equivocadas sobre a Vila Irmã Dulce, podendo resultar em um prejuízo imensurável à todos aqueles que aqui residem. Diante disso, o Conselho de Presidentes de Associações que se reuniram para subscrever a presente nota, reafirmam seu compromisso na luta pela redução da desigualdade social existente na Vila Irmã Dulce, bem como o respeito àqueles que construíram sua história na referida comunidade, tendo uma realidade completamente diferente da registrada pela Rádio e TV Record”, concluem.