Congresso | Anne Moura participa de ato para impedir retrocessos na participação política das mulheres

Secretária Nacional de Mulheres do PT está em Brasília para tratar dos direitos das mulheres e impedir retrocessos que centrão quer impor à participação feminina

Nesta tarde, 3, Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, participa de ato no Congresso na luta contra a reforma eleitoral.  O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, articulado com parlamentares do Centrão querem mudar as regras eleitorais em plena pandemia — dentre as propostas está o fim da cota mínima de 30% para as mulheres nas chapas partidárias.

“Em vez de concentrar esforços em salvar a vida da população, os congressistas estão preocupados em retirar direitos consolidados das mulheres, atacando frontalmente a democracia com a proposta do fim da cota mínima de 30 por cento. Isso é um golpe no avanço e no incentivo à participação das mulheres, que são metade da população brasileira”, denuncia Anne.

A articulação é uma iniciativa do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, do qual o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras faz parte.

“Fazemos um chamado para mobilizar a sociedade e parlamentares a dizer ‘não’ à reforma eleitoral e Nada Menos que 30%“, ressalta Anne.

Além de dificultar a participação de mulheres na política, o projeto ainda inibe a participação de negros e negras, censura pesquisas eleitorais, esvazia regras de fiscalização e punição a candidatos/as e partidos que façam mau uso das verbas públicas e cria obstáculos à Justiça de editar resoluções para as eleições.

Redação, Elas Por Elas