Congresso mundial defenderá direitos humanos das pessoas LGBTQIA

Congresso Bicentenário dos Povos do Mundo ocorrerá entre 21 e 24 de junho. “É fundamental promovermos ações que enfrente as múltiplas formas de violência e que incentivem novas práticas”, afirma a secretária Nacional LGBTQIA+ do PT, Janaina Oliveira

Site do PT

Direitos Humanos

Com o compromisso de lutar contra todas as medidas coercivas que trazem sofrimento à população LGBTQIA+ e resgatar a perspectiva de igualdade de gênero, ativistas reconhecidos de 68 organizações e 18 países promovem o Congresso Bicentenário dos Povos do Mundo. O objetivo é construir uma agenda internacional em defesa dos direitos humanos. O evento está programado para acontecer entre 21 e 24 de junho.

O congresso pretende tornar visível todas as condições semelhantes de negação de direitos em um coletivo global, com processo flexível, abrangente, contextualizado e participativo. Ações serão promovidas para desestruturar a violência e incentivar novas práticas com o aprofundamento e conhecimento popularizado sobre sexualidade.

Estamos comprometidos em desenvolver ações organizacionais que nos permitem atingir objetivos comuns. É fundamental promovermos ações que enfrente as múltiplas formas de violência e que incentivem novas práticas. Participar deste primeiro momento de construção foi importantíssimo para socializar informações e buscar mecanismos para enfrentar setores que buscam perpetuar modelos de opressões, afirma a secretária Nacional LGBTQIA+ do PT, Janaina Oliveira

Para a secretária Nacional LGBTQIA+ do PT, Janaina Oliveira, o evento é fundamental para apontar caminhos no enfrentamento coletivo de um sistema opressor, além de trazer um olhar da coalizão socialista internacional de movimentos e organizações sociais LGBTQAI+ da América Latina.

“Estamos comprometidos em desenvolver ações organizacionais que nos permitem atingir objetivos comuns. É fundamental promovermos ações que enfrente as múltiplas formas de violência e que incentivem novas práticas. Participar deste primeiro momento de construção foi importantíssimo para socializar informações e buscar mecanismos para enfrentar setores que buscam perpetuar modelos de opressões”, reforça.

Marcos legais e políticas públicas

Uma das metas do congresso é desenvolver políticas públicas e marcos legais que respeitem a orientação sexual e identidade de gênero nos governos dos países participantes e por meio de organizações sociais e políticas.

A partir de uma abordagem multi, inter e transdisciplinar, os participantes pretendem buscar a transformação do conhecimento e a experiência acumulada com a missão de estabelecer uma melhor convivência e respeito à dignidade humana.

O PT participará da construção da agenda internacional representado pela secretária Janaina Oliveira, que foi indicada pelo secretário de Relações Internacionais, Romênio Oliveira.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast