Congresso Nacional do PT terá debates e participação popular

Em entrevista à Agência PT de Notícias, o secretário-nacional de Organização do PT fala sobre os preparativos para a segunda etapa do 5º Congresso Nacional do partido

O Partido dos Trabalhadores realiza a segunda etapa do 5º Congresso Nacional do PT, entre os dias 11 e 14 de junho, em Salvador (BA). Antes, estão previstas etapas municipais e estaduais, onde devem surgir as pautas prioritária que serão discutidos no encontro nacional. Segundo o secretário-nacional de Organização, Florisvaldo Souza, a prioridade é estimular o amplo debate e participação popular na construção dos próximos anos do Partido.

“É fundamental estimular o debate, desde a base do partido, principalmente diante da atual conjuntura. Isso vai ajudar muito na defesa do nosso governo e na defesa do PT”, sustenta Florisvaldo.

Após completar 35 anos, tendo assumido todos os espaços eletivos e mudado a cara política do País, o PT se prepara agora para fazer um retrospecto de sua história e apontar os desafios que estão por vir, para assim prospectar novos caminhos a serem traçados. “A convocação do 5º Congresso foi feita em cima dessa perspectiva, de analisar o que foi produzido e apontar o que deve ser construído para o futuro”, explica Florisvaldo.

A primeira fase do 5º Congresso, ocorrida em abril de 2014, em São Paulo (SP), foi pautada pelas decisões eleitorais, de alianças e definições de candidaturas. Agora, o secretário-nacional de Organização acredita que a pauta será construída em cima de debates e ideias.

As etapas municipais e estaduais serão realizadas entre os meses de março e junho, com datas a serem estabelecidas em breve por cada diretório, responsável também por organizar debates, seminários e simpósios.

Para as plenárias abertas, serão convidados não apenas filiados do partido, mas também representantes de movimentos sociais, movimentos sindicais, intelectuais, igrejas e demais representas da sociedade civil. “Queremos que seja muito participativo. Estamos chamando toda a militância do PT e abrindo para os mais diversos setores da sociedade, debaterem e apresentarem sugestões a serem avaliadas no Congresso em junho”, afirma.

Florisvaldo ressalva que a participação nas plenárias municipais, estaduais e no Congresso Nacional é aberta ao público em geral, para fomentar o amplo debate de ideias e sugestões, e abranger os mais diversos anseios da sociedade. “Mesmo pessoas que não sejam do partido, mas que tenham uma leitura afirmativa do país nos últimos anos, que sejam críticos e façam um balanço construtivo, estão convidadas”, explica.

O secretário ressalta que o PT é o único partido do Brasil que faz uma reflexão verdadeiramente democrática sobre ele mesmo e de apontamentos para o País. “O PT sempre foi muito ousado no debate, na reflexão e no apontamento de caminhos”, afirma.

Segundo Florisvaldo, é preciso fazer uma leitura das conquistas dos últimos anos para então planejar o futuro. “É difícil imaginar o que seria o Brasil sem o PT. Um partido que foi precursor de mudanças, desde quando ocupava a oposição. Um partido que pautou debates historicamente relevantes como o combate à fome, a ética na política, distribuição de renda e políticas públicas, a melhorias dos serviços públicos e sobre uma nova ordem econômica”, lembra.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.