Congressos nacionais do PT impulsionam avanços históricos para o Brasil

Temas propostos e resoluções tiradas revelam a vanguarda socialista democrática do PT

Foto: Arquivo do PT

Desde o primeiro Congresso Nacional do PT, em 1991, a legenda esteve na vanguarda da política brasileira, ao realizar debates primordiais para o Brasil. Entre os temas, cota mínima para mulheres em cargo de direção partidária, em 1991; proposta de reforma política, em 1999; fundação da Escola de Reforma Política e aprovação do Código de Ética, em 2007 e a aprovação do nome de Dilma Rousseff para concorrer às eleições de 2010.

O 1º Congresso Nacional ocorreu em São Bernardo do Campo (SP), com os temas “Socialismo, concepção e caminhos e sua construção” e “Concepção e prática de construção e atuação partidária”. No entanto, para vice-presidente nacional do PT, Jorge Coelho, a resolução de estabelecer uma cota mínima de 30% para as mulheres nas instâncias de direção partidária foi um dos resultados mais importantes do encontro.

Segundo ele, o PT sempre foi vanguarda no movimento social. “O PT sempre foi pioneiro em ampliar sua atuação na sociedade”, ressalta Jorge.

Para a coordenadora da campanha pela reforma política proposta pelo partido e vice-presidente Nacional do PT, Gleide Andrade, o tema mais relevante do 2º Congresso Nacional do PT, no de 1999, em Belo Horizonte (MG), foi a aprovação da proposta de reforma política, com financiamento público exclusivo de campanha.

“É um partido visionário, nos antecipamos desse mal pelo qual padece a sociedade, que é o financiamento empresarial de campanha”, destaca Gleide. Os temas, Vinte anos do Partido dos Trabalhadores; O Programa do PT; O momento atual e nossas propostas; O PT: Concepção de partido e funcionamento, nortearam os debates naquele ano.

O secretário Nacional de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe, destaca a fundação da Escola de Formação Política e a aprovação do Código de Ética do Partido, como dois dos fatos mais relevantes do 3º Congresso Nacional do PT, no ano de 2007, em São Paulo (SP).

Segundo Árabe, o partido percebeu muitas iniciativas políticas de seus filiados, mas também a necessidade de coordená-las de forma metodológica, para melhorar a formação política dos quadros do partido. De acordo com ele, os filiados interessados na formação política têm acesso a material didático sobre temas como as mulheres, negros, LGBT, jovens, entre vários outros assuntos.

“As cartilhas trazem o ponto de vista do partido sobre esses e outros temas, para a formação dos filiados”, explica Árabe.

O secretário afirma que a aprovação do Código de Ética resgatou um tema colocado desde a fundação do PT, num momento em que estava sendo atacado pelos “conservadores”. O texto foi uma visão estratégica do partido para se proteger da conduta de algum membro, contrário à do PT.

“O PT sempre teve uma visão ética pública com relação ao socialismo democrático”, destaca Árabe.

O 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores debateu temas como: O Brasil que queremos; O Socialismo petista e PT: Concepção de partido e funcionamento.

Entre outras resoluções de destaque, a secretária Nacional de Mobilização, Maristella Matos, aponta como fundamental a união partidária dos 1.350 delegadas e delegados para indicar, por unanimidade, o nome de Dilma Rousseff para disputar as eleições presidenciais. Essa resolução foi tomada em Brasília, em 2010.

“Em fevereiro, já tínhamos o nome da nossa candidata para irmos às ruas e ela foi eleita”, destaca Maristella.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast