Conheça os Comitês Populares Lula Presidente do exterior

Os Comitês Populares Internacionais têm a função de mobilizar a comunidade brasileira e dialogar sobre o projeto democrático representado por Lula

Manifestação em maio deste ano em Londres

Desde a pré-campanha, em maio deste ano, os Comitês Populares Lula Presidente no exterior têm dado uma grande demonstração de engajamento e força. Na Argentina, por exemplo, um dos encontros organizado pelo Comitê Popular Argentino Lula Presidente reuniu mais de 1200 jovens de diversas regiões do país no auditório da Faculdade de Ciências Sociais de Buenos Aires; no Reino Unido, o Núcleo do PT em Londres fez um grande lançamento do Comitê Popular Lula Presidente com a presença do líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn. Exemplos não faltam, inúmeras outras ações não menos importantes foram organizadas pelas dezenas de Comitês Internacionais Lula Presidente ao redor de todo o mundo.

Encontro da Juventude Argentina com Lula, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais de Buenos Aires

Neste ano, mais de 697 mil pessoas que moram em outros países poderão ir às urnas no dia 02 de outubro. O número representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando estavam aptos a votar no exterior 502.809 brasileiros. Lisboa, Miami, Boston, Nagoia e Londres são os locais que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos a votar. Na capital portuguesa, estão 45.273 pessoas habilitadas a comparecer às urnas em outubro. Em Miami e em Boston, estão, respectivamente, 40.189 e 37.159 eleitores. Na cidade japonesa de Nagoia, são 35.651 eleitores e Londres vem logo depois, com 34.498.

Para que estejam aptos a votar, esses eleitores precisaram se cadastrar. Foi aí que os Comitês Populares Internacionais iniciaram seus trabalhos: com uma grande campanha pelo cadastramento feita até o dia 4 de maio. Embora tenhamos quase 700 mil eleitores aptos a votar no exterior, tradicionalmente ​​o índice de participação direta dos brasileiros residentes no exterior na eleição é em torno de 50%.

“A gente tem uma quebra  expressiva da votação em relação aos eleitores aptos a votar. Existem fatores logísticos que interferem no processo de presença no dia 02 de outubro. Mas isso pode mudar pelo convencimento. A gente está estruturando os Comitês Populares, ainda que eles tenham independência para tocar suas pautas e agendas, para conseguirmos impulsionar ainda mais a participação em busca da totalidade dos eleitores. São 700 mil votos em disputa”, avalia Michel Szurkalo, da Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores.

O Comitê Lula Presidente de Portugal organizou no último sábado (10) um grande comício em Lisboa.  Nos próximos dias 17 e 18 de setembro o Comitê realizará atividades nas cidades de Braga e Coimbra, respectivamente, e no dia 25 de setembro, um comício no Porto. “A gente vai fazendo esse giro por Portugal, levando a nossa proposta política, as nossas pautas em defesa da população brasileira que mora no Brasil e também no exterior”, disse Pedro Prola, coordenador do Comitê Lula Presidente de Portugal.

Comício por Lula Presidente em Lisboa, Portugal, no último sábado (10)

“Esse Comitê tem uma importância histórica, porque nunca aconteceu em Portugal da gente ter uma articulação entre os brasileiros e brasileiras que moram no país. Isso é uma conquista nesse momento, sabendo que o Haddad em 2018 ficou em terceiro lugar em Portugal. A gente está procurando converter esse caminho, com unidade, com união na luta para derrotar o atual governo e relançar um projeto democrático e popular sob a liderança do Lula”, completou Pedro.

Na Argentina, o Comitê Lula Presidente foi lançado em maio deste ano com um “Futebol pela Democracia dos Amigos do Presidente Lula”. De lá pra cá o Comitê já realizou seis grandes encontros temáticos (Mulheres, Migrantes, Juventude, Racismo, LGBTQI+ e Movimentos Sociais), além de atividades de panfletagem e bandeiraços em diversas cidades argentinas.

Encontro ‘A América Latina será toda feminista – Mulheres com Lula’, realizado no dia 2 de julho em Buenos Aires

Para o encerramento da campanha no dia 25 de setembro, o Comitê fará a mesma atividade que abriu a campanha: um jogo de futebol misto, também intitulado “Futebol pela Democracia Amigos do Presidente Lula”. A expectativa é que o evento receba 5 mil pessoas, incluindo personalidades políticas na Argentina que apoiam o presidente Lula, desde o governador de Buenos Aires até o presidente Alberto Fernandes.

“Nós temos dito que se o presidente Lula estivesse concorrendo na Argentina ele estaria eleito com mais de 90% dos votos. Essa é a nossa meta, essa é a nossa tarefa”, destacou o coordenador do Comitê Argentino, Paulo Pereira.

Na Irlanda, o número de eleitores saltou de 2 mil eleitores em 2018 para 12 mil em 2022. A coordenadora do Comitê Popular Lula Presidente irlandês, Fernanda Otero, conta que a militância e o ativismo entre os brasileiros na Irlanda vem crescendo bastante desde o golpe contra a  presidenta Dilma Rousseff, em 2016. “No dia 2 de outubro nosso Comitê enviará fiscais para acompanhar a votação. Esse ano, por causa do aumento do número de eleitores, a votação não será na Embaixada, vai ser em uma escola. Para nós é uma oportunidade inédita e estamos muito entusiasmados por poder participar desse momento histórico da democracia brasileira com a eleição do companheiro Lula”, celebrou Fernanda.

Comitê Popular da Irlanda recebe a ativista Shirley Krenak, no dia 07 de setembro em Dublin

Também em maio deste ano, o Núcleo do PT em Roma lançou o Comitê Popular Lula Presidente reunindo lideranças políticas de esquerda e centro-esquerda de diversas cidades da Itália. “O evento encerrou-se com um momento musical e gastronômico que permitiu um momento de convivência informal entre os participantes”, lembrou Dirce Veiga, coordenadora do Comitê Popular da Itália. No dia 18 de setembro, o Comitê realizará um piquenique para confraternizar com a comunidade brasileira em Roma e conversar sobre a situação política no Brasil.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas

Atividade do Comitê Popular Italiano, em Roma

Além dos Comitês já citados, existem Comitês atuantes na Espanha, no Japão, China, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Suécia e os Comitês nos países latino-americanos.

Os Comitês Internacionais têm a função principal de ajudar a mobilizar a comunidade brasileira e dialogar com a população, mostrando que o projeto democrático representado por Lula é o único com potencial para reconstruir o Brasil. E como vemos, eles vêm cumprindo exemplarmente essa tarefa. No dia 26 de setembro está sendo organizado pela Secretaria de Relações Internacionais do PT um grande tuitaço com todos os Comitês Internacionais.

“A gente tem procurado parceiros internacionais para falar sobre o projeto que estamos defendendo. Estamos falando aí de uns 90 partidos com diálogo direto com o PT, na perspectiva de ter mais atenção ao projeto nesse período eleitoral. Trabalhando a comunidade internacional olhando para a base e olhando para parceiros que podem ter um diálogo mais propositivo em um eventual processo eleitoral exitoso”, finalizou Michel Szurkalo.

Da Redação/Comitê Popular Lula Presidente