Contag e Marcha das Margaridas apoiam Dilma

“Trabalho com pessoas compromissadas com a agricultura”, diz a presidenta

Agricultores e agricultoras familiares reforçaram o apoio a candidatura da presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (28), em Brasília. No encontro com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), ela chamou todos para continuar o trabalho pelo desenvolvimento do setor.

“Quero trilhar com vocês esse caminho que vai levar a um Brasil melhor do que nós temos. Como fazer uma política de agricultura familiar com quem não tem compromisso? Não é questão de ser boa ou ruim. Melhor ter pessoas boas e compromissadas do que pessoas boas e sem compromisso”, ressaltou.

Dilma destacou o processo de fortalecimento da agricultura familiar no país nos últimos 12 anos, e agradeceu a parceria da Contag. Ela se propôs ainda a fortalecer o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o INCRA e a Anater.

“O crédito do Pronaf aumentou em mais de seis vezes. Saímos de um patamar lá embaixo e chegamos a ter um recurso muito forte. Ampliamos o Seguro Garantia Safra, pra mais de 1,3 milhão de agricultores”, listou sobre as políticas do governo federal.

A presidenta classificou algumas políticas importantes para o segundo mandato. Entre elas, um marco regulatório do cooperativismo rural e a capacitação técnica de jovens agricultores pelo Pronacampo. Outro compromisso firmado foi o aumento no número de moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural. Neste governo, foram entregues 135 mil unidades habitacionais por esta vertente do programa.

Dilma ainda declarou que “não podemos alimentar mais a reforma agrária sem garantir qualidade, renda e segurança”. Ela defende uma reforma sustentável, com oferta de crédito rural e apoiando o cooperativismo entre os assentados.

A Marcha das Margaridas declarou apoio a reeleição do governo Dilma. Elas exaltaram os resultados das políticas para as mulheres, e a luta pela reforma política. No final, entoaram o canto “Dilma é pra valer, nós Margaridas estamos com você!”.

No discurso dirigido as Margaridas, Dilma lembrou do programa que ajudou na identificação de mais de 1 milhão de mulheres no campo.

O presidente da Contag, Alberto Broch, disse se orgulhar das políticas públicas de Lula e Dilma, tais como o fortalecimento do Pronaf, do Luz para Todos, o Minha Casa Minha Vida Rural, entre outros avanços para a agricultura familiar brasileira. Ele reforçou ainda que os trabalhadores rurais decidiram pela reeleição da presidenta.

“Queremos ir pra frente. Quem representa o melhor projeto político é Dilma Rousseff. Temos problemas no campo, mas quem é capaz de resolvê-los é o seu projeto”, comentou.

 

Por Rodrigo Vasconcelosda Agência PT de Notícias

 

PT Cast