Coser amplia apoios com o PSB e acelera a virada em Vitória

Partidos e lideranças políticas progressistas da capital capixaba se aglutinam em torno da candidatura do petista, contra a facção bolsonarista que impulsiona o adversário. Nesta quinta, a vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, participa de plenária virtual que formalizará o apoio do PSB

Divulgação

João Coser avança em Vitória

Na reta final do segundo turno em Vitória, João Coser conquista um apoio importante. Nesta quinta (26), às 18h30, uma plenária virtual do PSB com a participação da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, formalizará o apoio ao candidato petista. O evento será realizado na Ilha de Santa Maria, com com a presença de dirigentes, mandatários, filiados do partido e secretários de Estado, fechando alinhamento do governo Renato Casagrande.

A plenária terá transmissão ao vivo (Google Meet e Instragram @psbvitoria) e cristaliza a tendência que foi se formando ao longo da campanha. Enquanto João Coser se aproxima de lideranças e personalidades alinhadas aos valores da esquerda, seu adversário, Delegado Pazolini (Republicanos), tenta camuflar o apoio das forças ligadas ao presidente Jair “dedo podre” Bolsonaro que apoiam a candidatura, inclusive dirigentes do seu partido no estado.

João Coser se apresenta desde o primeiro turno como candidato do PT, apesar do antipetismo estimulado pelo golpe de 2016, e ganhou a simpatia de lideranças e personalidades nacionais. A começar pelo ex-presidente Lula, a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffman, lideranças do campo progressista e artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Zélia Duncan, Elisa Lucinda e Silva.

Já Pazolini tenta construir a imagem de candidato sem grupo político e representante da “renovação” na política capixaba. Mas nas últimas semanas começaram a vir a público fatos da eleição de 2018, quando foi eleito deputado estadual, apontando estreitas ligações entre ele e grupos bolsonaristas – a começar pelo ex-senador Magno Malta (PL), um dos responsáveis por lançá-lo na política.

Além disso, as propostas do delegado estão alinhadas diretamente ao modelo bolsonarista. E apesar de “esconder” dirigentes do Republicanos, o delegado conta com o apoio de lideranças destacadas do partido, que é da base de apoio de Bolsonaro e com um quadro de filiados majoritariamente evangélico, alvo principal das investidas de campanha do candidato e onde há um baixo índice de aprovação do atual governo, socialista.

Invasor de hospital

A formalização do apoio socialista a Coser é um desdobramento lógico da atuação oposicionista de Pazolini como deputado estadual. Casagrande é alvo de uma oposição acirrada não apenas de Pazolini, mas dos deputados alinhados ao Republicanos, todos ligados às ações de Bolsonaro, sob o comando do deputado Erick Musso.

Uma das últimas manifestações do grupo foi a invasão ao hospital Dório Silva, em junho deste ano. Depois de uma sugestão do presidente, os deputados estaduais Lorenzo Pazolini, Vandinho Leite (PSDB), Torino Marques (PSL), Danilo Bahiense (PSL) e Carlos Von (Avante) foram ao hospital, sob a justificativa de que iriam fiscalizar as instalações, provocando repercussão negativa e protestos.

O governador Renato Casagrande vinha trabalhando discretamente junto a lideranças políticas para reforçar a campanha petista. Sua posição foi inclusive sinalizada em redes sociais já no primeiro turno das eleições, deixando claro que participaria das articulações.

Pesquisas apontam empate técnico

A pesquisa Rede Vitória/Futura de intenção de voto, divulgada nesta quinta (26), aponta empate técnico entre os dois candidatos. A diferença de 6% das intenções entre Pazolini (53%) e Coser (47%) coloca os dois candidatos empatados tecnicamente, já que a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Os entrevistados também responderam a seguinte pergunta: “Você diria que essa sua decisão de voto é definitiva ou ainda poderá mudar até o dia da eleição?”. A decisão de voto é definitiva para 90,3% dos eleitores. Aqueles que poderão mudar o voto até o dia da eleição somam 9%. Os que não responderam ou não souberam são 0,7%.

Coser tem maioria ente o eleitorado feminino e mais jovem, até 34 anos, enquanto Pazolini (Republicanos) obtém vantagem frente ao eleitorado masculino e a partir de 35 anos.

Quando o eleitorado é separado por sexo, Coser tem 47,6% das intenções de voto estimulada. Já Pazolini tem 42,3%. O candidato do Republicanos tem vantagem no eleitorado masculino com 58,5% da preferência, enquanto Coser tem 36,3%. A maior vantagem de Coser está entre os eleitores entre 16 e 24 anos (48,9%), enquanto a maior vantagem de Pazolini está entre os eleitores entre 35 e 44 anos (56,9%).

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 600 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas no dia 24 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias das autoridades de saúde e os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais, de sexo, idade e região de moradia.

Na segunda (23), a pesquisa Ibope encomendada pela TV Gazeta refletiu a mesma tendência: Pazolini com 48% das intenções e Coser com 43%, com 7% para votos nulos ou em brancos e 3% sem resposta. Como a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos seguem empatados tecnicamente, disputando voto a voto até as votações deste domingo (29). A pesquisa foi feita entre 21 e 23 de novembro.

Conheça o site da campanha de João Coser e Jackeline Rocha

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Fake news, uso da máquina pública e baixarias marcaram segundo turno Eleições
Coser desmascara bolsonarista e vence debate em Vitória. E o Ibope em Cariacica: Célia cresce na reta final Eleições

Mais notícias

PT Cast