Cristiano Silveira toma posse como presidente do PT de Minas

Cerimônia contou com a participação de Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann e representantes de movimento sociais

Isis Medeiros

Em sua primeira fala como presidente empossado, Cristiano Silveira falou sobre o legado do PT e os desafios que o partido tem que enfrentar: “O que nós fizemos lá atrás é um grande cartão de visitas que demonstra nossa capacidade de gestão, nossa sensibilidade de governar para os mais pobres e de apresentar as respostas para esse novo momento, em que novas questões precisam ser respondidas”.

O presidente também agradeceu a todos que depositaram nele a confiança para ocupar o cargo. “De mim não esperem nada menos que disposição para ir pra rua, enfrentar o fascismo, defender nossos direitos, ajudar as lideranças nas disputas municipais e retomar o modo petista de governar. Não esperem de mim nada menos que a esperança de ver um país e um estado melhor”, afirmou.

O futuro do PT

“Minas nunca me faltou, e sempre estará no meu coração”, com essas palavras o ex-presidente Lula parabenizou a nova direção do partido. “Tenho certeza de que o companheiro Cristiano, com a sua juventude e experiência, seu compromisso de vida com o povo trabalhador, sua permanente relação com os movimentos populares e, principalmente, seu forte vínculo com o interior do estado, vai conduzir o PT de Minas a importantes conquistas no próximo período”, disse em carta lida por Fernando Haddad. Leia a íntegra da carta AQUI.

O papel do PT na luta contra os retrocessos, na defesa da democracia e de um projeto social de país, norteou as falas dos participantes do evento. Fernando Haddad destacou a importância da luta contra os retrocessos. “Temos responsabilidade como maior partido progressista da América Latina, um partido que nasceu da base, do sindicato, dos movimentos populares, das comunidades eclesiais de base, que nasceu do povo. É agora que é a hora de dizer a que nós viemos. Esse é o desafio que nós temos que enfrentar”, disse.

“O PT sempre teve lado e sempre soube a que veio: e o lado era do povo pobre desse país, um povo que nunca tinha sido incluído do orçamento da União. Um povo que nunca tinha tido a atenção devida do estado”, afirmou a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Dilma Rousseff não pôde estar presente, mas gravou um vídeo parabenizando o novo diretório. A ex-presidenta falou ainda sobre o caminho que defende para a retomada de um projeto social de país: a “resistência ao neofascismo e ao neoliberalismo em todas as suas dimensões, reconquista de espaço de luta pelo partido em minas e em todo o país, defesa incansável da democracia e da nossa soberania”.

Diretório Estadual

Junto ao novo presidente também foram empossados os 82 novos membros que compõem o diretório estadual do partido. A nova direção cumprirá mandato de quatro anos à frente do PT de Minas.

Cristiano Silveira foi eleito com mais 80% dos votos no Congresso Estadual, realizado em outubro em Belo Horizonte. O novo presidente está há mais 20 anos no Partido de Trabalhadores. Sua militância política e partidária iniciou no movimento estudantil em sua cidade natal, São João del-Rei. Cristiano foi vereador, vice-prefeito, está em seu segundo mandato como deputado estadual e atualmente é vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Por Assessoria de Comunicação