Cuba anuncia reabertura do turismo no país no próximo dia 15

Em entrevista virtual, nesta terça-feira, 9, o cônsul de Cuba, Pedro Monzón, explicou como país está agindo para voltar a receber turistas de forma planejada e segura

Site do PT

Cuba, um dos paraísos do turismo internacional

O governo cubano está promovendo a abertura das fronteiras do país ao turismo, de forma planejada e segura, considerando as exigências sanitárias. Em entrevista virtual, nesta terça-feira, 9, o cônsul de Cuba, Pedro Monzón, explicou como o governo está agindo para o país voltar a receber turistas. Com a pandemia, o intenso turismo em Cuba ficou reduzido a praticamente zero, situação agravada pelo histórico e criminoso bloqueio dos EUA. A abertura oficial será no próximo dia 15, seguida de grande manifestação pública no aniversário de Havana, no dia seguinte.

O turismo em Cuba reúne as melhores condições para retomar sua tradição, de acordo com o cônsul Pedro Monzón, que detalhou as atrações oferecidas pela ilha. Monzón lembrou que Cuba é um país seguro, contando com um meio ambiente saudável, um povo educado, cidades históricas e riqueza cultural. O país tem 340 praias em seu território, algumas famosas, como Varadero, um dos endereços mais visitados por turistas de várias regiões do mundo. Nos próximos dias 26 e 27, a Embaixada promoverá evento online para debater a nova situação e promover a cultura do país.

Além de destacar os atrativos da ilha, o cônsul explicou as medidas sanitárias adotadas pelo governo para garantir segurança aos turistas. Cerca de 80% da população está vacinada com três doses da vacina produzida pelo país, o que reduziu praticamente afastou os casos de vírus da Covid-19. Com sua própria vacina, Cuba foi o primeiro país a vacinar crianças a partir de dois anos, que já retornaram às aulas em sua totalidade – entre 2 e 18 anos, toda a população está vacinada.

O cônsul de Cuba também afirmou que o país promoveu melhorias no setor nos últimos dois anos, mesmo sob o rigor da pandemia e da pressão do bloqueio norte-americano. Os hotéis passaram por reformas, foram incorporados mais 4 mil quartos e o pessoal dos serviços ligados ao setor foi preparado para atuar nas atuais condições sanitárias. As regras internacionais serão seguidas, como certificado de vacinação ou teste de PCR, uso de máscaras e outras medidas para assegurar a segurança.

A campanha difamatória dos Estados Unidos para tentar criar uma imagem negativa de Cuba e prejudicar a retomada do turismo, principal fonte de renda do país, foi criticada pelo cônsul. Segundo ele, a administração Biden conseguiu superar o governo Trump, não só mantendo as 243 medidas restritivas ao país, como ainda ampliando o bloqueio. Monzón denunciou a ação organizada e financiada pelos Estados Unidos prevista para o próximo dia 15. Segundo ele, assim como ocorreu na frustrada manifestação em 8 de julho, o governo cubano fará valer a Constituição do país e o próprio povo rechaçará os golpistas.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast