Cuba é o primeiro país da AL a atingir meta de vacinação contra Covid

Através do uso de imunizantes próprios, o governo cubano já vacinou 80% da população e se prepara para retomar as aulas presenciais e reabrir o país

O governo de Cuba anunciou que já vacinou 80% da população da ilha contra a Covid-19, através do uso de imunizantes próprios: a Soberana 02, Soberana Plus e a Abddala. É o primeiro país da América Latina a atingir a meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS estipulou que ao menos 70% da população de cada país seja vacinada para permitir o fim de quarentenas.

O objetivo do governo cubano é vacinar toda a população do país até o final do ano, mas já anunciou que a reabertura das fronteiras deverá começar já em novembro deste ano. O estado aplicou 200 mil vacinas por dia, em média, de acordo com a divulgação. Segundo o Ministério de Saúde Pública, 64,3% da população recebeu a segunda dose e 51,3%, equivalente 5,1 milhões de pessoas, completaram o esquema de imunização.

Esses dados podem ser conferidos no agregador de estatísticas Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Cuba pretende também retomar as aulas presenciais em sua rede de ensino já em outubro, sendo que nos últimos 20 dias, 1,6 milhão de crianças foram vacinadas, sendo que 900 mil têm idade de 2 a 11 anos.

“Nossa estratégia tem três princípios: vacinação universal, escalonada e intensiva. Pudemos implementar essa estratégia porque Cuba conta com suas fortalezas: o sistema de saúde e grande indústria farmacêutica”, declarou a diretora de ciência e inovação do Ministério de Saúde Pública de Cuba, Ileana Morales.

De acordo com o Ministério, todas as fórmulas dos imunizantes desenvolvidos pelos cientistas cubanos passaram por testes clínicos dentro e fora do país até ter seu uso emergencial aprovado pelo Centro para Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed).

Nós temos um compromisso com o povo cubano e o que dissemos estamos conquistando“, afirmou a diretora de ciência e inovação do Ministério de Saúde Pública de Cuba, Ileana Morales.

Desde o começo da pandemia, Cuba registrou um total de 872 pessoas contaminas e os óbitos provocados pela Covid-19 somam 7.378.

Da Redação, com Brasil de Fato