Cuba acelera vacinação e já tem mais de 1 milhão de imunizados

Ministério da Saúde cubano irá vacinar 70% da população até agosto. Diretora Nacional de Ciência e Inovação da pasta destaca resultados por “aposta, desde o início, em saúde, ciência e inovação”

Site do do PT

Cubanos apostaram, desde o início da pandemia, em Saúde, ciência e inovação

País produtor e desenvolvedor das vacinas Abdala e Soberana 02, Cuba ultrapassou, nesta quinta-feira (20), a marca de mais de um milhão de habitantes vacinados contra a Covid-19, quase 10% da população. Segundo o governo cubano, profissionais de saúde e da indústria farmacêutica, além de pessoas em grupos de risco, estão no centro do início da campanha de vacinação em Havana.

De acordo com o ministro da Saúde Pública, José Angel Portal, 70% da população de 11 milhões de habitantes serão vacinados até agosto. Em junho, o cronograma do governo estabelece que  22,6% dos cubanos estarão imunizados até junho.

A diretora Nacional de Ciência e Inovação Tecnológica da pasta Ileana Morales Suárez festejou os avanços do país. “Se chegamos até aqui é “porque temos uma Revolução e um modelo que aposta desde o início na Saúde , ciência e inovação”, disse Suárez, durante o programa nacional  de TV Mesa Redonda.

A médica destacou que um dos pilares essenciais para os resultados positivos é o regulatório, que responde pelo cumprimento de etapas das testagens e dos requisitos de fase, que são prioridade.

Ainda de acordo com a gestora cubana, o rigor ético também garante lisura ao processo. “Para o desenvolvimento das duas vacinas candidatas instalamos comitês de ética centralizados, vinculados ao Ministério. Trata-se de uma forma inédita inovadora que tem permitido conferir o máximo rigor no acompanhamento dessas investigações”.

Desde o início da pandemia, Cuba registrou 129,3 mil infecções por Covid-19 e 840 vítimas fatais do novo coronavírus.

Da Redação, com informações de Sputnik News

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast