DF: CUT realiza manifestação em favor da Petrobras

Evento faz parte de uma série de mobilizações a favor da empresa realizados pelo País

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ato em defesa da Petrobras foi realizado em frente ao prédio da empresa, em Brasília, e contou com a participação de diversos sindicatos filiados, organizações do movimento sindical e social, funcionários, militantes e dirigentes petistas.

O evento ocorrido na quarta-feira (25) foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores com o intuito de ajudar resgatar a imagem da estatal.

De acordo com Jacy Afonso, secretário de Organização da CUT Nacional, na atual conjuntura é importante defender a estatal que vem sendo alvo do oportunismo da mídia e da oposição.

“Queremos defender a Petrobrás e a cadeia produtiva do petróleo que gera emprego neste país em todos os segmentos”, afirmou o sindicalista.

Segundo a secretária nacional de Coordenação Regional do PT, Vivian Farias, é fundamental neste momento separar o joio do trigo para que os atos individualistas de corrupção na Petrobrás não caiam na conta da legenda.

“Você criminalizar o Partidos dos Trabalhadores por ações individuais que não foram, de forma alguma, pensadas e manietadas no partido é simplesmente um ataque da mídia”, declarou a dirigente.

O secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Bruno Elias, destacou que defender a Petrobrás é proteger a soberania do País. Segundo ele, os ataques antidemocráticos e sistemáticos da mídia que, em vez de esclarecer a sociedade, criminaliza a estatal, traz à tona a importância de se obter uma Lei da Mídia Democrática no Brasil.

Por outra lado, Cibele Vieira, coordenadora geral do Sindipetro Unificado-SP, alertou para uma suposta espionagem americana na estatal, que pode ameaçar tanto a tecnologia nacional para extrair petróleo e gás do pré-sal, quanto a soberania da nação.

“Os escritórios da Price, que é uma empresa ligada aos Estados Unidos, estão tendo acesso a todas as informações da Petrobras”, diz.

“Nunca nenhuma empresa no mundo divulgou no seu balanço antes de a polícia concluir a investigação (sobre corrupção). Quem tem que fazer isso é a Policia Federal”, protestou a sindicalista.

Os movimentos em defesa da Petrobras são respostas às ações que têm como objetivo central a desmoralização da Petrobras, aproveitando-se das investigações me curso.

Em documento, esses movimentos afirmam que a empresa tem sido alvo de um bombardeio de notícias sem  verificação, muitas vezes falsas, com impacto sobre seus negócios, sua credibilidade e sua cotação em bolsa.

“É um ataque sistemático que, ao invés de esclarecer, lança indiscriminadamente a suspeita sobre a empresa, seus contratos e seus 86 mil trabalhadores dedicados e honestos”, afirma o texto.

“A ação institucional contra a corrupção tem firme apoio da sociedade, na expectativa de esclarecimento cabal dos fatos e rigorosa punição dos culpados”, diz o manifesto “Defender a Petrobras é Defender o Brasil”.

Por Fabrícia Neves, da Agência PT de Notícias

PT Cast