CUT promove encontro de formação focado no mundo do trabalho

Atividades ocorreram entre 15 e 19 de abril com oficinas pedagógicas, trabalhos em grupo e apresentações com o tema “Esperançar: Formação, Organização e Mobilização para as novas formas do mundo do Trabalho”

Reprodução/TvPT

"O ENAFOR tem como objetivo a produção de um plano nacional de formação tendo como referências aspectos das políticas nacional, econômica e social do país", disse Rosane Bertotti

A Central Única dos Trabalhadores realizou, em Praia Grande, na baixada santista, litoral de SP, entre os dias 15 e 19 de abril, seu ENAFOR (Encontro Nacional de Formação). O evento, organizado pela Secretaria de Formação da CUT, acontece após a realização dos congressos da Central Sindical, reuniu uma centena de sindicalistas de todas as regiões do país e diferentes categorias profissionais.

O Encontro debateu e deliberou sobre estratégias desta Secretaria de Formação para o mandato da CUT, além de um plano de ação para este ano. Foram quatro dias de atividades com oficinas pedagógicas, trabalhos em grupos e apresentações em torno do tema “Esperançar: Formação, Organização e Mobilização para as novas formas do mundo do Trabalho”.

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, da TvPT, nesta terça-feira (23), Rosane Berlotti, da direção Executiva da CUT, Secretária Nacional de Formação, destacou: “o ENAFOR tem como objetivo a produção de um plano nacional de formação tendo como referências aspectos das políticas nacional, econômica e social do país e, também, o calendário eleitoral”.

No balanço que faz do evento, Rosane observou o “salto de qualidade no processo preparatório das bases sindicais, para melhor compreender a realidade de seu país”. E ressaltou a necessidade de novas formas de organização dos trabalhadores tendo em vista a chamada “uberização” do trabalho por meio de plataformas como o próprio UBER e I-FOOD, por exemplo.

Para Rosane, o ENAFOR é ponto de partida na promoção de educação popular, que propicia condições para que o trabalhador ou trabalhadora possam intervir com opinião e ação no mundo do trabalho, com respeito às diversidades regionais do país. A Secretária afirma, ainda, que para desenvolver o trabalho de formação, a Central estabelece parcerias com Universidades e Centrais internacionais, mas preservando e priorizando suas particularidades, experiências e metodologias.