Debate “A Questão Racial e o 7º Congresso do PT” chega a São Paulo

“A democracia só vai ser plena quando incluir a população negra nos seus diversos espaços de poder”, afirmou Tiago Soares, secretário estadual de Combate ao Racismo

O 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores segue firme no compromisso de abordar os assuntos mais relevantes na atual conjuntura nacional. No contexto do desgoverno Bolsonaro, a legitimação do preconceito e da violência, além da política higienista, afetam diretamente os negros e negras, principalmente aqueles que vivem nas periferias ou em situação de pobreza.

Por isso, acontece nesta sexta-feira (27) o debate “A Questão Racial e o 7º Congresso do PT”. A conversa chega à etapa de São Paulo. Com a presença de lideranças e militantes negras e negros, o evento reúne as diferentes correntes políticas do PT para estabelecer o plano de ação a ser seguido pelo partido na promoção da igualdade racial.

Em entrevista à Agência PT, Tiago Soares, secretário de Combate ao Racismo do PT de São Paulo, destacou a importância do debate para o partido: “Estamos realizando o 7º Congresso em um momento de ofensivas do neofascismo, que ameaça a questão racial. A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo identificou que as diversas teses apresentadas no Congresso não tratam a fundo o racismo, da maneira estrutural como é no Brasil. A iniciativa do debate é refletir sobre como o PT deve abordar a questão racial, e elaborar uma plataforma de combate ao racismo que seja compromisso de todo o partido”.

Soares também falou sobre o papel do PT na atual conjuntura: “O Congresso Nacional do PT deve ser um marco da restauração da democracia no Brasil. A democracia só vai ser plena quando incluir a população negra nos seus diversos espaços de poder. O partido já tem um legado de políticas públicas de inclusão racial, e deve se manter comprometido com a luta pela igualdade e reparação histórica”.

À Agência PT, o secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, afirmou que o debate reúne diferentes pensamentos que buscam um objetivo central:

“Todas as chapas que se colocaram à disposição da conversa conosco estão apresentando, para além da sensibilidade, o compromisso de deter a escalada do racismo no Brasil. É tarefa de todos os democratas lutar pelo direito à vida e buscar alternativas para a superação desse quadro nefasto que vivemos no Brasil. A luta democrática, contra o racismo, machismo e a LGBTIfobia, deve se fazer presente em discussões por todo o país. Assim, fortacelemos nosso diálogo e discurso para com a sociedade brasileira em especial a população negra que vem sofrendo com um governo de extrema direita”.

Da Redação da Agência PT de Notícias