Debate “A Questão Racial e o 7º Congresso do PT” chega ao RJ

A assistente social Irinéia Diolinda destacou que “o PT é essencial para empoderar as lideranças de periferia e negras”

O 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores segue firme no compromisso de abordar os assuntos mais relevantes na atual conjuntura nacional. No contexto do desgoverno Bolsonaro, cabe ao maior partido de esquerda da América Latina abordar e discutir as questões sociais que afetam o povo brasileiro diariamente.

Por isso, acontece nesta sexta-feira (13) o debate “A Questão Racial e o 7º Congresso do PT”. A conversa chega à etapa do Rio de Janeiro, na semana em que foi divulgado o resultado das etapas municipais do Congresso, pleito realizado no doomingo (8). Com a presença de lideranças e militantes negras e negros, o evento reúne as diferentes correntes políticas do PT para estabelecer o plano de ação a ser seguido pelo partido na promoção da igualdade racial.

A assistente social Irinéia Diolinda, em entrevista à Agência PT, explicou os principais propósitos do debate: “O objetivo do debate é rever a valorização dos negros, em todas as instâncias. Não podemos ser meros espectadores ou simples reprodutores de voto. As mulheres negras têm papel fundamental na militância diária. O PT precisa aumentar a participação dos núcleos e dos setoriais de base”.

Irinéia, que também é dirigente zonal, falou sobre a importância do tema no atual cenário de ataques às políticas sociais: “No fragilizado contexto atual, estamos precisando de Lula Livre. Estamos abandonados, com enfraquecimento das questões sociais que perpassa pelo racismo institucional. O PT é essencial para empoderar as lideranças de periferia e negras. Precisamos de mais representantes negros, eles são importantes para dar respaldo aos militantes”.

À Agência PT, o secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, afirmou que o debate reúne diferentes pensamentos que buscam um objetivo central:

“Independente do fato das eleições municipais já terem sido realizadas, é importante fazer um bom debate com todas as chapas e seus representantes. Desta maneira, é possível averiguar de que forma cada grupo está pensando em auxiliar o Brasil através da nossa atuação interna de combate ao racismo e promoção da igualdade. Estas conversas servem para unir as correntes políticas, debater e formular um documento a ser entregue aos delegados eleitos no 7º Congresso”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast