Debates em cinco capitais prepararam as discussões para o 5º Congresso do PT

Economia, política, justiça social e sociedade subsidiaram o conteúdo dos debates em São Paulo, Recife, Porto Alegre, Brasília e Belém

Cinco debates foram realizados, entre abril e maio, como fase preparatória para o 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA).

Os debates foram organizados e promovidos pela Comissão Executiva Nacional do PT (CEN) e também pela Fundação Perseu Abramo (FPA), com temas sobre economia, política e sociedade.

Em São Paulo (SP), o tema debatido foi “Neoliberalismo, pós-neoliberalismo e os desafios da construção do socialismo no Brasil”. O segundo debate ocorreu em Recife (PE), com o tema “O papel do Brasil em um mundo em transformação: a ordem econômica e geopolítica internacional”.

A capital do Pará, Belém, sediou o debate “Modelo de desenvolvimento, redução das desigualdades e mudanças estruturais no Brasil”. O quarto debate, em Porto Alegre (RS) teve como tema “Os impasses da democracia no Brasil: a centralidade da reforma política e da democratização dos de comunicação”.

Brasília (DF) sediou o último dos debates, com o tema “O Brasil e a equidade social: os direitos dos segmentos sociais historicamente discriminados.

Segundo o vice-presidente do partido e coordenador de redes sociais, Alberto Cantalice, além dos cinco debates nacionais, ocorreram centenas de assembleias nos estados e municípios, como a de Comunicação, no Rio de Janeiro e São Paulo, quando a discussão foi sobre a comunicação interna do partido.

“Os debates foram feitos parta aprofundar a discussão sobre temas de interesse nacional. A presença foi muito significativa, o que demonstra o desejo do filiado do PT em aprofundar cada vez mais a discussão política”, destaca Cantalice.

Para o vice-presidente, um dos diferenciais do PT em relação aos demais partidos é a sua ligação com as bases da sociedade, “em uma vida cotidiana” que envolve milhares de sindicalistas, movimentos comunitários, de juventude, de LGBT, de mulheres, movimentos de combate ao racismo, sem-terra, sem-teto, entre outros.

De acordo com Cantalice, enquanto os demais partidos se reúnem apenas em época de eleição, o PT é um partido presente a ativo em todo o território nacional, participativo de todos os movimentos de caráter reivindicatório, progressista cultural e intelectual no País.

“Esses debates mostraram a vitalidade do PT. É um partido vivo e atuante”, ressalta o vice-presidente.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast