Decisão da ONU renova a disposição de Lula para seguir na luta

Relato é de Fernando Haddad, que visitou o ex-presidente nessa segunda-feira (20), junto com a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann

Joka Madruga/Agência PT

Haddad e Gleisi visitam Lula

A decisão da ONU que garante a Lula o direito de disputar a eleição e participar da campanha eleitoral animou o ex-presidente a seguir na luta até a vitória final. O relato eh de Fernando Haddad após visitar Lula na manhã dessa segunda-feira (20), juntamente com a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann. Segundo Haddad, candidato a vice-presidente na chapa do PT, a decisão da ONU vai ampliar a ação internacional para garantir a presença de Lula na campanha presidencial.

“O presidente está muito animado com essa decisão e considera muito importante a participação da ONU em nossos assuntos internos, com a concordância do Brasil, que internalizou a convenção que torna a ONU autoridade no âmbito nacional”, disse Haddad em entrevista depois de estar com Lula. “Nossa ofensiva internacional vai aumentar a partir disso, não só com organismos internacionais, mas também com autoridades internacionais”, completou.

Gleisi afirmou que o mundo está de olho na eleição presidencial brasileira. “A eleição no Brasil assumiu tal relevância que deixou de ser de interesse apenas da democracia brasileira para ser de interesse da democracia mundial”, disse. “Não é pouca coisa o que a ONU decidiu e determinou ao Brasil: garantir a candidatura do presidente Lula e que faça todos os atos relativos à sua campanha eleitoral”, acrescentou.

O PT segue firme na defesa da democracia brasileira, ressaltou Gleisi. “Não podemos deixar que a democracia seja ferida de morte. Então o objetivo, a nossa disposição, do PT,  do Haddad, da chapa de Lula, é lutar para que a determinação da ONU seja cumprida”, disse.

Segundo Gleisi e Haddad, o PT vai recorrer ao Judiciário para garantir a participação do partido nos debates da campanha presidencial. “Com esse aval da ONU, vamos pedir que as prerrogativas da candidatura sejam respeitadas”, disse Haddad. O PT vai pedir na Justiça que, se a participação de Lula no debate não for autorizada, Haddad possa representar a chapa nesses encontros.

Haddad anunciou que vai percorrer cinco Estados do Nordeste de amanhã a sábado, manifestando apoio à reeleição de governadores e divulgando o plano de governo da chapa petista. Ele vai visitar a Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e  Maranhão.

Por Luis Lomba, de Curitiba para a Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast