‘Democracia vive! Sem anistia para golpistas’, diz Gleisi no 8 de Março na Paulista

Sob forte chuva, presidenta do PT discursou na manifestação organizada pela CUT de São Paulo e reafirmou que a luta é para que mulheres garantam direitos e representação política

Geovanna / Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, discursa no 8 de Março na avenida Paulista

A presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, Gleisi Hoffmann (PT-PR), participou das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres, na avenida Paulista. Sob forte chuva, a presidenta, que é deputada federal pelo PT do Paraná, discursou para milhares de mulheres de vários partidos do campo democrático.

No ato, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo, com participaação de organizações, entidades e partidos, Gleisi falou sobre a importância da mobilização, organizada em várias cidades brasileiras e em várias capitais, para mostrar que as mulheres estão atentas e vigilantes e lutam para além de seus direitos, lutam por representação e para que a democracia viva.

“A nossa luta é a luta de cada uma de vocês. E esse 8 de março é para relembrar as nossas conquistas que foram muitas ao longo da história”, afirmou Gleisi. “Aliás, ele [8 de março] é uma data histórica, porque foi quando as mulheres entraram em massa no mercado de trabalho, como operárias, que foram reprimidas e tiveram os seus direitos ceifados.”

Para a presidenta do PT, ainda há muita luta pela frente. “A luta pela renda, a luta pelo emprego, a luta por condições de trabalho, a luta por salários iguais, por funções iguais, a luta por serviços públicos que ajudem as mulheres e sua família.”

Gleisi falou que, nesta semana, o presidente Lula lançou, no Programa de Aceleração do Crescimento, a construção escolas integrais e de creches para ajudar as crianças e a vida das mulheres.

Gleisi falou que está na luta pelas milhões de mulheres que enfrentam dificuldades para criar, muitas vezes, seus filhos sozinhas. “É por elas que nós estamos aqui, é por elas que nós marchamos. Essa marcha do 8 de março está sendo feita em várias cidades brasileiras e em muitas capitais para mostrar que nós estamos atentas e não vamos abandonar a luta”, disse.

A presidenta do PT defendeu também a inclusão de mais mulheres na representação política. “A democracia tem um déficit. Se mais da metade das mulheres, Juliana [Cardoso, deputada federal do PT por São Paulo], não participarem do processo político, não serão representadas dignamente nos espaços de decisão.”

Gleisi afirmou que a luta em defesa da democracia é muito importante para as mulheres, para o PT e para que ela viva. “Chega de golpe, chega de arremedos de ditadura. Nós querermos que aqueles que atentaram contra a democracia brasileira no 8 de janeiro respondam pelos seus crimes.”

A presidenta também manifestou todo o seu apoio ao povo Palestino. “As mulheres são da paz. Chega de guerras, chega de massacres na Faixa de Gaza. Nós precisamos de vida, e é com ela, com a vida, que nós trabalhamos.”, discursou.

“Conte conosco do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Estaremos juntas nessa caminhada, com todas a mulheres, por vida digna, por respeito e pelo espaço que nós merecemos e temos que ter na sociedade brasileira. Viva o 8 de Março, viva as mulheres”, encerrou Gleisi.

Da Redação, com Kauanny Monteiro e Geovanna Ataídes (fotos e vídeos) / Secretaria Nacional de Mulheres