Deputada Beth Sahão lança exposição sobre a Fundação Oncocentro na Alesp

A exposição visa chamar a atenção dos parlamentares e frequentadores da Alesp da intenção do governador Doria de fechar a Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP)

Reprodução

Nesta terça-feira (12), a partir das 15h30, a deputada Beth Sahão (PT) lança a exposição “Oncocentro – Diagnóstico e Reabilitação – 45 anos no combate ao câncer”, que vai contar um pouco da história e do trabalho desenvolvido pelos profissionais da instituição, sediada na capital paulista.

A exposição visa chamar a atenção dos parlamentares e frequentadores da Alesp da intenção do governador João Doria Jr. de fechar a Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). Para a deputada, o gasto anual, cerca de R$ 10,8 milhões, é baixíssimo em comparação com a produtividade do órgão: 250 mil exames de Papanicolau, 13,7 mil biópsias de colo, mama e pele e mais de 3 mil exames de imuno-histoquímica.

“Dar visibilidade ao trabalho da fundação é o primeiro passo para fortalecer o entendimento dos parlamentares sobre a importância do Onconcentro para a população paulista, principalmente para quem não pode pagar pelo tratamento oncológico”, explica Sahão.

Para a dentista Andréa Alves de Sousa, falta visibilidade ao trabalho do Oncocentro. Ela afirma que o órgão é reconhecido no exterior, mas internamente não há apoio como a de outras instituições que fazem trabalho semelhante. “A ala de reabilitação odontológica faz 5 mil atendimentos e entrega 600 próteses ao ano, números semelhantes a de instituições que possuem o dobro da nossa equipe e recursos privados abundantes”, exemplificou.

Sousa explicou que a FOSP fabrica próteses personalizadas para vítimas de câncer que tiveram partes da cabeça e pescoço amputados – e que oferece essa assistência a pacientes de outros estados no país.

No dia 24 de outubro, Sahão lançou a Frente Parlamentar em Defesa da FURP e da Fundação Oncocentro, que conta com a adesão de mais de 20 deputados. Criada em 1967 por um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com o nome de Centro de Oncologia, passou a se chamar Fundação Oncocentro de São Paulo em 1986.

Por Assessoria de Comunicação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast