Deputada diz que mudanças na educação são fundamentais para transformações sociais

Eleita com 121.681 votos a deputada Ana Perugini (PT-SP) destaca a educação como prioridade em seu primeiro mandato como deputada federal, “se não houver uma mudança profunda em relação a educação com a ampliação do território curricular para que a sociedade participe e o jovem entenda e ame mais a política, nós não vamos ter as mudanças que o PT tanto precisa que aconteça no nosso país”, explicou a advogada que tem seu nome gravado na história de fundação do Partido dos Trabalhadores, em meados dos anos 80 no então Distrito de Hortolândia.
De acordo com ela também é necessário investir em políticas que visem mais transparências aos mandatos para que haja um resgate da credibilidade em relação à atividade política brasileira, “é preciso que a sociedade se apodere de fato e empodere das políticas porque a política não é para os políticos, a política é para a sociedade e a educação tem um papel fundamental nisso”, enfatizou Ana.
Além do pleito pela Comissão de Educação a deputada informou que a Bancada Petista na Câmara pretende priorizar o debate da reforma política e da reforma tributária. Segundo ela em função das mudanças climáticas ocorridas não só Brasil é fundamental pautar e envolver não só o Congresso Nacional, mas a sociedade no debate sobre o meio ambiente. Ela ainda fez questão de ressaltar que já em 2007 o PT paulista denunciou uma suposta crise hídrica no estado.
“Eu venho de uma região que foi pensada o seu crescimento ainda no século 19.O nosso país que tem a maior reserva de água do mundo, hoje, tem também um desequilíbrio muito grande na distribuição, tanto no saneamento no seu sentido mais amplo, e que inviabiliza o crescimento como um todo”, alertou a petista.
Perugini se fortaleceu em sua base política porque travou veementemente a luta para ajudar sua comunidade a consolidar o processo de formação de líderes, que, em curto espaço de tempo, fariam história nos assentamentos agrícolas modelos e na formulação de políticas públicas de inclusão social. Em 2004 se elegeu vereadora, em 2006 deputada estadual com 66.878 votos, sendo reeleita em 2010, com 115.342 votos.
Por Fabrícia Neves, da Agência PT de Notícias.