Deputados do PT afirmam que decreto sobre posse de armas levará à barbárie

Enio Verri e Zé Carlos criticam as consequências nefastas que virão com o decreto assinado por Jair Bolsonaro

Montagem/Gustavo Bezerra

Deputados Ênio Verri e Zé Carlos

O decreto que facilita a compra e o uso de armas de fogo, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira (15), continua repercutindo na Bancada do PT na Câmara. Os deputados Enio Verri (PT-PR) e Zé Carlos (PT-MA) avaliam a medida como um passo a mais rumo à “barbárie”. Em entrevista coletiva ontem (15), o líder da bancada, Paulo Pimenta (PT-RS), anunciou que o PT ingressará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar juridicamente a iniciativa do governo federal.

Para o deputado Enio Verri, o decreto presidencial que libera a posse de até quatro armas por pessoa é mais um ato do governo Bolsonaro contra a população pobre e periférica do País, a maioria das pessoas entre as mais de 60 mil assassinadas, anualmente.

“A liberação de acesso a armas está apontada contra as mulheres, cujo feminicídio é um dos maiores do mundo. Também contra pretos pobres, de 16 a 29 anos, que são mais de 70% das vítimas por arma de fogo. E também contra os movimentos sociais, diuturnamente criminalizados nos discursos de Bolsonaro”, afirma Verri.

Conforme o deputado, “esse governo conduz o Brasil a uma guerra civil”. O deputado destaca que o Partido dos Trabalhadores vai ingressar no Supremo Tribunal Federal com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, além de apresentar Projeto de Decreto Legislativo “para impedir mais essa barbárie contra a nação.”

Na avaliação do deputado federal Zé Carlos, o decreto para uso de arma de fogo transformará o Brasil em “barril de pólvora”. Conforme o deputado, o País que já lidera as estatísticas mundiais de violência e mortes por armas de fogo, recebe agora de seu presidente a permissão para que qualquer cidadão possa adquirir e ter em casa até 4 armas.

“A obsessão de Bolsonaro por armas de fogo e sua incapacidade de apresentar qualquer proposta voltada para a geração de emprego e renda transformarão o País em um barril de pólvora, onde os lares dos brasileiros se transformarão em verdadeiros depósitos de armas e munições”, prevê Zé Carlos.

O parlamentar do Maranhão diz que até o momento Bolsonaro não apresentou propostas para melhorar a economia no Brasil. “Nenhuma palavra e nenhuma medida desse presidente, até agora, para fortalecer a economia do País. Ao invés disso, esse decreto que libera armas, apenas para enriquecer ainda mais as indústrias que ganham dinheiro com as desgraças e tragédias das famílias”, lamenta. “Sem dúvida que lutarei com todas as minhas forças contra mais essa aberração produzida por uma mente insana”, critica Zé Carlos (foto).

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast