Descolada da realidade, mídia acusa Lula pela alta do dólar há 35 anos

Agora, jornais omitem que, segundo estudo da agência Austin Rating, 84 de 118 moedas analisadas estão se depreciando frente à americana, e as causas nada têm a ver com Lula

Freepik / Site do PT

Um das causas da alta do dólar no mundo, segundo a agência, é o risco de vitória de Donald Trump nas eleições

Sabe essa conversa da imprensa de que o Lula é o culpado pela alta do dólar? Ela não é nova. Vem desde 1989, quando o ex-metalúrgico nem era presidente, como mostra a capa do jornal A Tarde, de 13 de dezembro daquele ano. Para quem não se lembra, Lula era candidato e estava subindo rapidamente nas pesquisas, com tudo indicando que passaria Fernando Collor. Mas aí a grande mídia entrou em ação, criando manchetes e notícias para assustar a população e manipulando o debate final do 2o turno. O resultado todo mundo conhece.

Agora, as mesmas táticas de intimidação são novamente utilizadas. E pelos agentes de sempre. Basta Lula fazer qualquer declaração que desagrade a mídia – como as críticas à política de juros do Banco Central e a recusa em fazer ajustes em cima dos mais pobres – para os grandes portais estamparem, em letras garrafais, que ele é o grande responsável pelas sucessivas altas da moeda americana. Os especuladores agradecem esse movimento. E ganham muito dinheiro com ele.

O fato foi lembrado pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (PT-MG), nesta quinta-feira (4). “As manchetes de jornal têm cheiro de coisa velha”, assinalou o deputado federal, em suas redes sociais. “Lula nem era presidente, mas já o culpavam pela alta do dólar”, pontuou Odair Cunha.

“Nossa moeda vem sofrendo com a omissão e declarações do bolsonarista presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto”, lembrou Odair Cunha. “Bancando o adivinho sinistro, que ignora os bons índices econômicos, ele age em defesa de interesses que não são os nacionais, sabotando o Brasil”, criticou.

A verdade: dólar sobe em todo o mundo

A realidade é que a valorização do dólar não é um fenômeno isolado no Brasil. Um estudo da agência classificadora de risco Austin Rating, divulgado na última quarta-feira (3), revelou que, entre 118 moedas analisadas, 84 estão se depreciando frente à americana.

As causas verdadeiras dessa movimentação incluem diversos fatores, como o aumento da inflação americana e a subida de Trump – com suas promessas de proteger a economia local – nas pesquisas eleitorais nos Estados Unidos. Motivos alheios aos discursos do presidente brasileiro, cujas falas acabam servindo de pretexto para o aumento da especulação financeira.

Leia mais: Excusivo: TRF1 forma maioria para derrubar liminar que impede investigação contra Campos Neto

O governo faz sua parte

Ao contrário do que prega a mídia, o histórico de gestão fiscal de Lula mostra responsabilidade com a estabilidade econômica. Durante suas administrações anteriores, o Brasil alcançou superávits primários consecutivos. E a meta de déficit primário zero para 2024 permanece no horizonte.

É também importante lembrar que, em 2 de janeiro de 2003, no início do primeiro mandato de Lula, o dólar valia R$ 3,52. E em 31/12/2010, último dia do segundo mandato, estava cotada em R$ 1,66. Em oito anos, a moeda americana perdeu mais metade do valor frente ao real. Evidentemente que isso é fruto de boas políticas e decisões acertadas.

Apesar do histórico favorável e do momento econômico positivo, o governo não se cansa de reafirmar seu compromisso de manter as contas públicas equilibradas. Na quarta-feira (3), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que está acertando medidas de cortes de gastos com o presidente. E que o dólar “vai se acomodar”.

Culpar o presidente Lula pela alta do dólar não é novidade. Os motivos são conhecidos. E os que ganham com isso, também. São os mesmos, há 35 anos. Enquanto isso, o governo continua fazendo seu trabalho com seriedade e determinação, que é o que importa para o povo brasileiro, especialmente os mais necessitados.

Ouça o boletim da Rádio PT

Leia Mais: Lula: ‘Há um jogo especulativo contra o país. Não é normal o que está acontecendo”

Da redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast