Desenrola: “A gente quer que o povo volte a andar de cabeça erguida”, diz Lula

Presidente e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, convidam a população para o mutirão de renegociação de dívidas desta quarta-feira (22), o Dia D do Desenrola

Ricardo Stuckert

“Eu e o Haddad estamos fazendo um apelo: pelo amor de Deus, aproveita e se desenrola e resolva o problema da sua dívida", pediu Lula

O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fizeram um convite a todos os brasileiros que têm dívidas a participarem, nesta quarta-feira (22), do “Dia D – Mutirão Desenrola”. Essa mobilização nacional – promovida pelo governo federal em conjunto com a sociedade civil, bancos e outros credores – é uma oportunidade para quem quer iniciar 2024 com o nome limpo e crédito na praça.

Durante o mutirão, os interessados encontrarão condições de pagamento à vista, com descontos de até 99%, ou de parcelamento para dívidas com valor atualizado de até R$ 20 mil. As operações podem ser divididas em até 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês.

Lula falou sobre o mutirão nesta terça-feira (21), ao lado de Haddad, durante a live Conversa com o Presidente, produzida pela EBC. O tema dominou a maior parte da entrevista com o jornalista Marcos Uchôa.

“Eu e o Haddad estamos fazendo um apelo: pelo amor de Deus, aproveita e se desenrola e resolva o problema da sua dívida. Resolva, vá no Banco do Brasil, vá na Caixa Econômica, vá nas agências, em cada cidade que tiver agência, que tem alguém preparado para ajudar. Não tenha medo de dizer que está devendo. Saia de cabeça erguida desse negócio”, disse o presidente.

Confira como aderir ao Desenrola Brasil e tire as principais dúvidas

Ele também falou sobre a importância do mutirão para quem tem dívidas com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

“Resolva o problema da sua vida, vá na Caixa Econômica Federal também, vá no MEC, vá no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, resolva o seu problema, pelo amor de Deus, vamos limpar nossa vida”, afirmou Lula. “É isso que a gente quer. A gente quer que o povo brasileiro volte a andar de cabeça erguida”.

Fernando Haddad também destacou as vantagens do Desenrola Brasil ao convidar os brasileiros endividados a participarem do mutirão. “A grande vantagem desse programa é a seguinte: quando você aceita pagar aquela dívida com desconto que os credores deram, a tua dívida está quitada, e, em 5 dias, eles têm que dar baixa no Serasa, no SPC. O teu nome está limpo, 5 dias depois”, afirmou o ministro da Fazenda.

Haddad detalhou que o desconto médio oferecido pelo Desenrola é de 83%, e pode chegar, em alguns casos, a 99%. Segundo ele, desde o lançamento do programa, em julho, cerca de 7 milhões de brasileiros, incluindo 1 milhão de baixa renda, conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas e ficaram com o nome limpo. O ministro reforçou que o Desenrola tem potencial para beneficiar um total de 30 milhões de pessoas.

Esforço

No “Dia D”, os bancos vão aumentar os horários de atendimento de parte de suas agências. A mobilização inclui parcerias com bancos privados e públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, e demais entidades credoras participantes do programa.

Na etapa atual do Desenrola, podem ser renegociadas as dívidas que tenham sido negativadas entre 2019 e 2022, e cujo valor atualizado não ultrapasse R$ 20 mil.

De acordo com o Ministério da Fazenda, além das dívidas bancárias, como as do cartão de crédito, estão incluídas as contas atrasadas de outros setores, como energia, água e comércio varejista.

O Desenrola ainda permite a renegociação de dívidas sem entrada imediata, assim como a utilização da primeira parcela do 13º salário para solucionar pendências e começar a pagar os débitos depois de dois meses, ou seja, só em 2024.

Uma saída extraordinária

Ainda durante a live, Lula afirmou que o Desenrola é “uma saída extraordinária” que foi pensada durante a campanha eleitoral, fortalecida na transição e concretizada pela equipe do Ministério da Fazenda.

O presidente também ressaltou que o Desenrola veio para ficar e que o Dia D desta quarta-feira é só o início de um grande esforço do governo federal para ajudar os brasileiros a quitarem suas dívidas. Ele disse ser importante que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil montem uma estrutura adequada para atender os brasileiros participantes do Desenrola.

“O dia D é apenas o começo de uma nova era na tentativa de resolver o problema da dívida das pessoas. Não é só amanhã. Amanhã é o dia D. Mas o que a gente quer é que esses bancos possam permitir, em todo o território nacional, em todas as agências possíveis, que as pessoas tenham ali no banco um amigo, que tem alguém para conversar e para desenrolar a vida dele”, afirmou o presidente.

Lula voltou a ressaltar que o Desenrola, ao possibilitar a volta de milhões de brasileiros ao crédito, é um importante fator de movimentação do comércio, de aquecimento da economia, de geração de empregos e de melhoria da qualidade de vida da população. Segundo ele, toda população tem o direito de compor a “roda gigante da economia”.

O presidente também agradeceu a Haddad e à equipe do Ministério da Fazenda pelos benefícios trazidos pelo Desenrola para milhões de famílias. “Quem vai agradecer, se isso tudo der certo, é o povo brasileiro. Esteja certo”, afirmou.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast