Desenvolvimento social é um compromisso, afirma deputado Angelim

Eleito deputado federal com a maior votação do Acre nas eleições de 2014, Angelim (PT-AC) assume o mandato com foco nas políticas de desenvolvimento social e critica os ataques que a Petrobras vem sofrendo da oposição e da grande mídia.

“Tantas coisas para se discutir no país e o debate está apenas sobre a Petrobrás. O PT já tem uma posição muito clara da sua decisão nacional que é a que seja apurado até as últimas consequências doa a quem doer”, declarou o novo parlamentar que já ocupou relevante cargos no poder executivo e legislativo no estado do Acre.

Angelim que foi eleito prefeito de Rio Branco por dois mandatos consecutivos (2005-2008/2009-2012) e indicado pelo Datafolha como prefeito com melhor avaliação do país em 2012 informou à TVPT que pretende atuar nas áreas de saúde e da educação, em especial com a Proinfância com foco na infância e juventude, produção, meio ambiente e segurança alimentar.

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) foi instituído pela gestão petista em Abril de 2007 por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.

Um dos principais compromissos de campanhas da presidente Dilma Rousseff o Proinfância foi aperfeiçoado pelo Governo Dilma com o objetivo de prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

“Vou priorizar a Proinfância de 0 a 6 anos que é fundamental pela experiência que eu tive como prefeito da capital do Acre, por dois anos e pelo trabalho que nós fizemos não só na Proinfância. Mas na educação infantil, com creche e também trabalhando com aquilo que antecede o nascimento da criança que é o acompanhamento das mães em sua gestação”, explicou Angelim.

Angelim que é Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas informou que já está pleiteando com a liderança da Bancada Petista na Câmara uma vaga de titularidade na Comissão de Educação para priorizar o debate da Proinfância,“Precisamos investir na construção de escola, parques infantis para que possamos dar as crianças tudo que elas precisam para que possam ter uma adolescência e uma fase adulta saudável”, destacou o deputado.

O Proinfância é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Para finalizar o petista ainda ressaltou a necessidade de se pautar no Congresso Nacional o debate sobre a legislação em prol da justiça fiscal, “A mídia vem tratando de forma errônea a questão do ajuste fiscal que é extremamente necessária para que possamos preparar o país para um novo ciclo econômico”, falou Angelim

Segundo o deputado existem 600 emendas protocoladas no Congresso sobre esse tema “Eu por exemplo acho que o governo também deve pensar em outra alternativa que é taxar as grandes fortunas” mas ressaltou que esse é um assunto que cabe a ser discutido a nível de Congresso Nacional, “Nós do PT vamos nos debruças junto com a base aliada para atender as demandas da classe trabalhadora, mas também sem deixar de atender os ajustes que são necessários para que tenhamos uma economia saudável nos próximos anos, completou o petista.

Por Fabrícia Neves, da Agência PT de Notícias.