Dia Internacional contra a Discriminação Racial| Campinas terá ciclo de formação política para mulheres negras

A iniciativa “Vozes valentes: fortalecendo a luta das mulheres negras de Campinas”, é da vereadora Paolla Miguel, do Partido dos Trabalhadores

Começa nesta segunda-feira ( 21/03), as inscrições para o evento gratuito “Vozes valentes: fortalecendo a luta das mulheres negras de Campinas”, organizado pelo mandato da vereadora Paolla Miguel, do Partido dos Trabalhadores de Campinas. A atividade de formação tem como objetivo promover a troca de conhecimentos sobre a participação política de mulheres negras no Brasil, a história de suas conquistas, estratégias de luta política e reflexão sobre o futuro.

O ciclo de formação será realizado por meio de 5 encontros online e 1 encontro presencial: de 25 a 29 de abril, das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom Meeting; e no dia 30 de abril presencialmente, em local a ser divulgado. Pessoas com dificuldades de deslocamento poderão acompanhar o encontro final de maneira virtual, a depender da avaliação da organização em conjunto com as participantes.

Como se inscrever?

As Interessadas em participar da formação devem preencher o formulário de inscrição online, link  até as 23h59 do dia 8 de abril. Uma mensagem de confirmação será enviada para as inscritas. O evento tem como objetivo possibilitar o contato com noções gerais da luta antirracista e da organização política institucional e, de acordo com a parlamentar, “a programação do evento terá como foco atividades que permitam emergir a potência de organização, mobilização e atuação pública das participantes”.

Sobre a iniciativa

A data escolhida para o lançamento da iniciativa não foi ao acaso: trata-se de um dia importante de reflexão para a comunidade internacional sobre as violências a que pessoas negras estão expostas cotidianamente. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial faz referência ao “Massacre de Shaperville”, que aconteceu em 21 de março de 1960. No episódio, cerca de 20 mil pessoas protestavam na África do Sul contra a “Lei do Passe”, que obrigava pessoas negras a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam transitar. No protesto, tropas militares do regime político sulafriano do Apartheid atacaram os manifestantes, matando 69 pessoas e ferindo centenas.

“Eu sou uma mulher negra que escolheu espaços ainda majoritariamente brancos e masculinos para ocupar – a política e a engenharia. Um dos meus principais desafios é contribuir para mudar essa realidade. Essa formação é um convite a que mais mulheres negras reflitam sobre a participação política e a construção de um país mais justo e antiracista”, aponta a parlamentar, que é a mulher mais jovem e a primeira pessoa da comunidade LGBTQIA+ a ocupar uma vaga no Legislativo de Campinas. “Não é natural que em uma Câmara de 33 cadeiras, apenas 4 sejam ocupadas por mulheres”, completa.

Confira a programação do workshop:

Etapa online

25/4: O que eu, mulher negra, tenho a ver com a política?
26/4: Feminismo Negro: novos marcos civilizatórios para superar estruturas racistas
27/4: Mulheres Negras em Movimento: a importância da organização coletiva
28/4: Ocupando os espaços institucionais: instrumentos de participação, controle e fiscalização de direitos
29/4: Interseccionalidade: uma estratégia que não é identitária