Dia Mundial do Meio Ambiente: Brasil já investiu R$ 174 milhões em 180 projetos

No dia em que se olha com mais atenção para as necessidades de cuidar da natureza, o Ministério do Meio Ambiente anuncia que o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima…

No dia em que se olha com mais atenção para as necessidades de cuidar da natureza, o Ministério do Meio Ambiente anuncia que o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) investiu R$ 174 milhões em 180 projetos de 40 instituições. O valor se refere aos três anos de funcionamento do fundo.

Com o programa, são financiadas iniciativas de estruturação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, de adaptação das populações vulneráveis à mudança do clima e de mitigação e compensação de emissões de carbono.

Para o deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE), o Governo tem demonstrado diversas ações que tem contribuído para melhoria na área ambiental. “O combate ao desmatamento, políticas de proteção à biodiversidade brasileira, o incentivo às unidades de conservação são alguns exemplos, além disso, nos últimos doze anos o Legislativo tem aprovado leis importantes para a preservação” destacou.

O secretário Nacional de Meio Ambiente do PT, Júlio Barbosa, explica que atualmente o Brasil está integrado no conceito de desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental. “Prova disso são os acordos que o Governo tem realizado em todas as conferências sobre a temática, se comprometendo com o meio ambiente e incentivando outros países” disse o dirigente.

História — A data foi estabelecida em 1972, por conta de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para tratar sobre questões ambientais, na conhecida conferência das Nações Unidas. Na época foram reunidos 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para debater a degradação que o homem causava ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Dois anos depois, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações sobre as responsabilidades de cada um diante da natureza.

Por Agência PT de Notícias.

PT Cast