Dilma critica ataque à UNE e quer apuração de ação da PM em plenária

Sede da UNE foi atacada por pichadores na manhã de sábado. Polícia Militar de SP invadiu plenária em apoio ao ex-presidente Lula em Diadema

A presidenta Dilma Rousseff condenou, em nota divulgada neste domingo (13), o ataque contra a sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), em São Paulo. A sede da UNE foi atacada por pichadores na manhã deste sábado (12).

A presidenta cobrou que o governo de São Paulo apure com rigor as motivações para a ação de policiais armados que invadiram uma plenária em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontecia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema (SP).

Trata-se de uma ação violenta, que confunde o debate político saudável e democrático com a disseminação do ódio. Como venho afirmando à imprensa, ações que constituam provocação, violência e vandalismo prestam enorme e preocupante desserviço ao Brasil”, disse Dilma.

Leia a nota:

“É intolerável a violência cometida por vândalos que, neste sábado, atacaram a sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), em São Paulo. Trata-se de uma ação violenta, que confunde o debate político saudável e democrático com a disseminação do ódio. Como venho afirmando à imprensa, ações que constituam provocação, violência e vandalismo prestam enorme e preocupante desserviço ao Brasil.

Lutamos por muitos anos para o restabelecimento da ordem democrática, para o funcionamento adequado das instituições e para o pleno exercício do direito à expressão e a manifestação política. O que se viu na sede da UNE, no entanto, foi um gesto de intimidação gratuita e uma afronta à democracia, e deve ser repudiado por todos aqueles que acreditam numa nação livre e democrática.

Os mesmos princípios democráticos devem ser defendidos em relação ao episódio ocorrido na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema, na sexta-feira à noite. É preciso que o governo de São Paulo apure com rigor o ocorrido e as motivações para a ação de policiais armados durante uma plenária em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lulada Silva. Que os fatos sejam plenamente esclarecidos.”

Da Redação da Agência PT de Notícias