Dilma: Indústria do turismo corresponde a 4% do PIB brasileiro

Em discurso durante posse do novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, presidenta disse que a área conta com mais de 3 milhões de empregos diretos

Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, durante a posse do novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, na quinta-feira (16), que a indústria de turismo no Brasil corresponde a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e mantém cerca de três milhões de empregos diretos. Segundo ela, o País desenvolveu muito essa indústria nos últimos anos, mas ainda tem bastante espaço para crescer.

“Isso já vem acontecendo como fruto do intenso processo de inclusão social ocorrido nos últimos 12 anos. Esse processo fez com que a população brasileira se tornasse um grande mercado consumidor de serviços turísticos. A expansão da quantidade de passageiros que usam avião dá uma ideia do quanto avançamos nessa área”, disse.

Segundo dados apresentados pela presidenta, 85,5 milhões passageiros usavam avião em 2010. Quatro anos depois, em 2014, este número passou para 117 milhões.

“Foi para atender essa imensa demanda que fizemos concessões, obras públicas nos nossos maiores aeroportos. Estamos qualificando os serviços, aprimorando a divulgação dos destinos e criando novos produtos. O governo continuará trabalhando nessas melhorias com afinco, especialmente nesse momento em que estamos realizando os ajustes na economia, ajustes para crescer, e que a indústria do turismo pode assumir um papel ainda mais relevante na retomada e na aceleração desse crescimento”, afirmou.

A presidenta disse que o novo ministro tem a missão de cumprir o desafio de ampliar a importância do Brasil, não só como pátria esportiva, mas também como uma referência internacional e um destino turístico por meio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

“Apesar da descrença de alguns, a Copa do Mundo de 2014 projetou a imagem do turismo brasileiro no resto do mundo e quase um milhão de estrangeiros circularam no país e aprovaram nossa hospitalidade, tanto que 95% dos visitantes internacionais que vieram para Copa manifestaram intenção de retornar”, comentou.

Dilma Rousseff ressaltou a importância das parceiras com a prefeitura e o estado do Rio de Janeiro, com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Olímpico Internacional (COI), com todos os atletas do País e com a sociedade brasileira. Para ela, com essa parceria, o Brasil fará os melhores Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos dos últimos tempos.

“Mais uma vez nós vamos estar na rota dos desportistas e dos turistas de todo o mundo. Mais uma vez, os cidadãos brasileiros terão a oportunidade de presenciar e assistir um dos maiores eventos internacionais. Tenho certeza, portanto, que mais uma vez, nós encantar os que nos visitarem na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro e em todos os destinos turísticos que são possíveis de serem aproveitados”, disse.

Para a presidenta a receptividade, a alegria do povo brasileiro e a beleza natural do País, combinados com a qualidade da infraestrutura desportiva, de transporte e receptiva farão toda a diferença e o Brasil mostrará, novamente, que está preparado.

“Nosso profissionalismo ao acolher o turista nacional e estrangeiro com eficiência e bom serviços e a qualidade da organização do evento, bem como a segurança a ele associada, fará a diferença. Estamos também investindo na formação de mão de obra bilíngue bem treinada e com bom nível de informação sobre o país e suas atrações. Criamos cursos do Pronatec para qualificar a mão de obra no segmento do turismo. Beneficiamos pouco mais de 180 mil jovens e trabalhadores em 54 cursos distintos no eixo do turismo”, afirmou.

Da Redação da Agência PT de Notícias