“Dilma vai vetar”, diz Lula sobre PL 4330

Para o ex-presidente, projeto que trata da terceirização é retrocesso. Texto está em tramitação no Senado e foi aprovado pela Câmara

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, na terça-feira (28), o Projeto de Lei 4330, aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal. O texto regulamenta a terceirização e permite, na atual forma, que todas as atividades-fim sejam terceirzadas.

“Tranquilamente, a companheira Dilma vai vetar”, afirmou Lula, ao participar de simpósio que relembrou os 35 anos da Greve de 1980, em São Bernardo do Campo (SP). Na época, 140 mil metalúrgicos paralisaram as atividades por campanha salarial durante 41 dias.

Na segunda-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff disse que o projeto de lei da terceirização não pode representar a perda de direitos trabalhistas ou de arrecadação de impostos para o Estado.

“A terceirização tem de estar ancorada em duas exigências. De um lado, o pagamento de impostos, porque nós não podemos virar um país em que ninguém paga imposto”, afirmou a jornalistas durante visita a municípios de Santa Catarina que foram atingidos por um tornado.

Para Lula, a atual proposta que regulamenta a terceirização é um retrocesso que remete ao período anterior ao governo de Getúlio Vargas. O governo do ex-presidente foi responsável, na década de 40, por criar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Estamos voltando a 1930, tentando estabelecer uma relação de trabalho com um só ganhador, o patrão, e milhões de perdedores, os trabalhadores”, declarou no simpósio.

“Com essa lei eles querem voltar ao passado, quando a classe trabalhadora era tratada da forma mais perversa possível”, completou Lula.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast