Dirigentes do PT prestigiam lançamento do livro de Paulo Henrique Amorim

“O Quarto Poder” aborda mais de 50 anos de trabalho e história para contar sobre as facetas pouco conhecidas dos meios de comunicação do Brasil

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, o vice-presidente, Alberto Cantalice, e o secretário de Finanças do partido, Marcio Macêdo, durante lançamento do livro de Paulo Henrique Amorim. (Foto: Arquivo pessoal)

O jornalista Paulo Henrique Amorim lançou o livro “O Quarto Poder”, nesta quarta-feira (9), no Shopping Iguatemi, em Brasília (DF). Estiveram presentes para prestigiar o trabalho do repórter, o presidente e o vice-presidente Nacionais do PT, Rui Falcão e Alberto Cantalice, e o secretário Nacional de Finanças do partido, Márcio Macêdo.

A obra traz mais de 50 anos de trabalho e história do jornalista para recordar as facetas pouco conhecidas dos meios de comunicação do Brasil.

Entre os fatos relatados no livro estão situações desde o período do governo Getúlio Vargas, passando pela ditadura, criação da Rede Globo.

Paulo Henrique Amorim conta também os bastidores de momentos da história contemporânea brasileira, como a transição do governo militar para a democracia, dos governos de José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardozo, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

São 550 páginas que analisam também meio século de mudanças na mídia nacional. A renúncia do presidente Jânio Quadros, a Guerra civil de Ruanda. “O Quarto Poder” é uma obra de memória e história que explica, além do processo de instalação e desenvolvimento para a TV, aborda o papel da imprensa nas coberturas de fatos que marcaram a história política do país.

Em entrevista ao portal “Vermelho”, Paulo Henrique Amorim contou que do início até a conclusão do livro foram necessários quatro anos de trabalho e pesquisa em seus próprios documentos e anotações de quando trabalhava como repórter.

O jornalista fala ainda sobre o Partido de Imprensa Golpista (PIG), criado por ele para nomear a mídia que substituiu de forma raivosa a função dos partidos da oposição.

Segundo ele, os veículos de comunicação brasileiros sempre foram contra a classe trabalhadora, desde Getúlio Vargas, Leonel Brizola e João Goulart, incluindo os mais recentes governos de Lula e da presidenta Dilma.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast