Pela 1ª vez, eleitores com ensino superior superam analfabetos

Cresceu 56,8% o número de eleitores com curso superior completo no Brasil

O grau de instrução do eleitor brasileiro cresceu 56,8% nos últimos quatro anos. Em 2010, pouco mais de 5,1 milhões possuía nível superior. O número saltou para 8 milhões, em 2014, segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O crescimento chega a quase 50%, em comparação com 2010, se contabilizarmos os votantes que ainda estão cursando a faculdade, totalizando 13,2 milhões de eleitores. Ao todo, 142 milhões brasileiros devem ir às urnas no dia cinco de outubro.

O Distrito Federal é a unidade da Federação com os eleitores mais instruídos. Mais de 24% da população apta a votar possui curso superior completo. Dos mais de 1,9 milhão de eleitores, 460 mil frequentou a faculdade.

No estado do Paraná, o número de eleitores com curso superior mais que dobrou nos últimos quatro anos, passando de 309,6 mil, em 2010, para 624,6 mil, em 2014. Hoje, dos quase 7,8 milhões de eleitores paranaenses, 12,3% cursaram ou estão cursando graduação, o maior índice de instrução entre os eleitores da região Sul do País.

Maioria, com 52,13% do eleitorado, é também das mulheres o posto dos que possuem maior nível de instrução. Mais de 61% das eleitoras cursou uma faculdade, contra 38% dos homens.

Analfabetos – Outro dado a ser comemorado é a redução de 7,5% no número de analfabetos. Em 2010, eram mais oito milhões sem nenhum grau de instrução, caindo para 7,4 milhões em 2014.

O direito ao voto é garantido para todos os brasileiros, independentemente do nível de escolaridade, gênero ou raça.

O TSE observa, no entanto, que os dados se baseiam em informações prestadas no momento do registro no cartório eleitoral. Como muitos eleitores não costumam atualizar seu grau de escolaridade com o passar nos anos, estima-se o número de graduados seja ainda maior.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast