Doriel: PT de PE quer ampliar presença em prefeituras e câmaras municipais

Ao Jornal PT Brasil, o presidente do PT pernambucano avalia a agenda política da presidenta Gleisi Hoffmann em Recife e fala sobre a preparação para as eleições de 2024

Reprodução/vídeo

Doriel Barros, presidente do PT de Pernambuco, durante entrevista ao programa Jornal PT Brasil

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil nesta segunda-feira (25), o presidente do PT de Pernambuco, deputado estadual Doriel Barros, falou sobre a agenda da presidenta Gleisi Hoffmann em Recife realizada na sexta-feira (22) e no sábado (23), com o objetivo de consolidar o debate e a preparação para as eleições municipais de 2024 no estado.

Doriel Barros destacou a importância da ida da presidenta Gleisi à capital pernambucana, onde foi cumprida uma intensa agenda política, juntamente com as direções partidárias estadual e municipal.

“Tivemos um café da manhã coma participação de dirigentes e de parlamentares do PT e logo após uma reunião com os partidos da nossa Federação, o PCdoB e o PV para conversar sobre a estratégia política que estamos desenhando aqui em Pernambuco. Depois fizemos um grande seminário envolvendo todas as nossas lideranças, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras, lideranças do movimento social, sindical, dirigentes de todo o estado”, relatou Doriel.

“Em Pernambuco, nós estamos presentes em praticamente todo o estado com diretórios municipais. Reunimos todos para fazer uma análise de conjuntura com a presidenta Gleisi e o senador Humberto Costa, que é coordenador do GTE Nacional. E encerramos o dia com um grande evento que reuniu as mulheres do PT e dos partidos aliados”, informou ele.

“Eu diria que a presidenta Gleisi saiu de Pernambuco muito impressionada com a mobilização que foi feita, até porque nós já havíamos feito no primeiro semestre 9 plenárias regionais que envolveram mais de mil lideranças. Havia uma expectativa muito grande pela presença da Gleisi e acho que a militância ficou bastante animada”, disse.

O presidente do PT pernambucano também destacou na agenda política da presidenta Gleisi a filiação de Elias Gomes, ex-prefeito da cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, que é o segundo maior colégio eleitoral do estado. O ato de filiação ocorreu na manhã do sábado e contou a participação de diversas lideranças políticas, inclusive do PCdoB e do PV, que compõem a federação partidária junto com o PT.

“A filiação do Elias Gomes consolida um nome de peso que consideramos para a disputa. Em Recife, se não disputarmos a cabeça, nós estamos trabalhando para indicar candidatura a vice, na Região Metropolitana estamos atuando para aumentar nossa força política, e no interior onde o PT já tem uma força política a tendência é ampliar mais ainda”, enfatizou Doriel.

Leia Mais: Eleições 2024: Em Recife, Gleisi participa de encontros, seminários e ato de filiação

Ampliação da representatividade petista

Sobre o processo de organização e preparação para as eleições municipais do ano que vem, Doriel Barros adiantou que o partido em Pernambuco está “com o pé embaixo no acelerador fazendo um trabalho para buscar a mobilização para ampliar a representação nos parlamentos e nos executivos municipais.

“Para isso há uma meta na Executiva Estadual porque hoje nós temos uma média de 70 vereadores e vereadoras e temos a meta ousada de duplicar esse número para que tenhamos representatividade em praticamente todos os municípios. É fundamental ter nas câmaras municipais uma voz do PT para levantar a mensagem do partido, defender o legado do nosso presidente Lula, as políticas públicas que estão sendo implementadas em cada município”, destacou o parlamentar.

Doriel afirmou ainda que o PT pernambucano também busca aumentar a representatividade prefeituras do estado. “Atualmente, o PT tem quatro prefeitos e uma prefeita governando cidades em Pernambuco. E estamos desafiados a chegar a 20 prefeitos e prefeitas em 2024 em 2024”, afirmou.

Sobre o compromisso do PT em atual para fortalecer candidaturas ao Executivo e Legislativo de mulheres, negros e LGBTQIA+, o presidente do PT-PE informou que existe um trabalho político junto às secretarias estaduais, setoriais e os movimentos sociais para que possam ter chapas com nomes que representem a maior diversidade possível à população de Pernambuco.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast