Dr. Francisco vai presidir a Comissão de Saúde da Câmara em 2024

Petista terá como missão conduzir o colegiado que, entre outras atribuições, debate e vota propostas sobre assuntos relativos à saúde

Gustavo Bezerra

Dr. Franciso foi eleito na Comissão de Saúde

O deputado Dr. Francisco (PT-PI) foi eleito na noite desta quarta-feira (6) o novo presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados para o ano de 2024. Indicado pela Bancada do PT para o cargo, o petista terá como missão conduzir o colegiado que, entre outras atribuições, debate e vota propostas sobre assuntos relativos à saúde em geral, a organização institucional do setor no Brasil, além de temas relativos ao Sistema Único de Saúde e as instituições privadas do segmento no país.

Após ser eleito, Dr. Francisco agradeceu os votos recebidos e a confiança da Bancada do PT que o indicou para presidir o colegiado. O parlamentar disse ainda que pretende manter um amplo diálogo com todos os membros da Comissão. “Quero contar com a colaboração de todos para mantermos um diálogo que ajude no funcionamento dessa comissão, cujas decisões impactam a vida de todos os brasileiros”, afirmou.

O novo presidente anunciou ainda que, já na próxima semana, pretende debater uma agenda de trabalho do colegiado com a participação de todos os parlamentares da Comissão.

Biografia

Dr. Francisco (Francisco de Assis de Oliveira Costa) é médico, formado em 2004 pela Universidade Federal de Campina Grande (PB), pós-graduado em Endocrinologia, perito médico legal e servidor público concursado.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi eleito prefeito de São Francisco do Piauí em 2008 e reeleito em 2012.

Foi secretário de Estado da Saúde, de 2015 a 2017, assegurando aos piauienses mais acesso à rede pública com a descentralização dos serviços e melhor qualidade do atendimento, ampliação e modernização das unidades e programas itinerantes de saúde.

Em 2018, foi eleito deputado estadual com quase 42 mil votos. E em 2022, o deputado mais votado da Federação Brasil da Esperança no Piauí, com 128.080 votos.

Nascido em São Francisco do Piauí, filho do vaqueiro Joaquim e da professora Sílvia, Dr. Francisco é casado, tem 44 anos, 4 filhos.

PT na Câmara