É a cara do golpe impedir Lula de debater na ONU combate à fome

Em Nota Oficial, as bancadas do PT no Senado e na Câmara denunciaram mais um ato vil de perseguição ao presidente Lula

Ricardo Stuckert

Lançamento da pré-candidatura de Lula

Em Nota Oficial, as bancadas do PT no Senado e na Câmara denunciaram mais um ato vil de perseguição ao presidente Lula, impedindo sua participação em evento de combate à fome, na Etiópia.

Leia a íntegra da nota 

Em mais uma ação de perseguição judicial, um juiz de primeira de instância de Brasília impediu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cumprir um compromisso no exterior, anteriormente agendado, com ordem para apreender seu passaporte.

Lula foi convidado para participar de um debate na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, sobre ações de combate à fome da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), durante a reunião de cúpula da União Africana.

Os advogados de defesa do ex-presidente informaram a agenda aos desembargadores do TRF-4 anteriormente, no dia 16 de janeiro, também comunicando que o retorno ocorreria na segunda-feira, dia 29 de janeiro.

O juiz que determinou a apreensão do passaporte de Lula, Ricardo Leite, é o mesmo que determinou arbitrariamente, no ano passado, a suspensão das atividades do Instituto Lula, medida depois revista pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, porque ele havia mentido dizendo que atendia a pedido do MPF.

A medida tomada nesta quinta-feira pelo juiz de Brasília é mais um passo na escalada para tentar criminalizar o ex-presidente Lula, retrocedendo aos tempos da ditadura, que cerceava o direito de ir e vir dos cidadãos brasileiros.

Assim como não há qualquer fato que justifique a sua condenação, também inexiste justificativa jurídica para impedir o ex-presidente Lula de se afastar do país, a não ser o sentimento de ódio ao seu compromisso com os pobres.

Impedir Lula de participar de um evento de combate à fome no mundo é a síntese mais do que perfeita do caráter antipopular e antissocial do golpe de Estado em curso no Brasil.

A Nação brasileira e o mundo não aceitam que um dos principais líderes sociais e políticos do país e da América Latina seja tratado dessa forma vil, covarde e imperial.

Brasília, 25 de janeiro de 2018.
Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido no Senado Federal
Paulo Pimenta (PT-RS) , líder do partido na Câmara dos Deputados

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast