É mentira que Bolsonaro é quem mais investiu em saúde; orçamento perdeu R$ 20 bi

Para além de mentiras sobre vacinas e medicamentos, mensagens falsas afirmam que Bolsonaro é quem mais investiu em saúde e tiram fotos do contexto

Site do PT

Bolsonaro divulga fake news sobre investimentos no SUS

Sem encontrar saídas para explicar a irresponsabilidade do governo Bolsonaro para lidar com a crise sanitária que o Brasil enfrenta com a Covid-19, bolsonaristas apostam em fake news. Indo além das mentiras sobre vacinas e medicamentos sem eficácia comprovada, mensagens com conteúdos falsos afirmam que Bolsonaro é quem mais investiu em saúde e trazem fotos fora de contexto para desinformar.

Circula no Twitter, junto com críticas à gestão do SUS nos governos anteriores, a afirmação de que “nunca a União investiu tanto quanto no governo Bolsonaro”. É mentira. Na realidade, no primeiro ano de Bolsonaro na presidência, o orçamento da Saúde perdeu R$ 20 bilhões, graças a Emenda do Teto de Gastos (EC 95) aprovada por Temer – com voto de Bolsonaro – e mantida por ele.

A análise foi feita pelo consultor do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Funcia. Em 2017, os investimentos em saúde eram de 15,77% da arrecadação da União. Em 2019, foram 13,54%. Vice-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), Carlos Ocke alerta que o valor investido por pessoa na Saúde, que chegou a R$ 595 em 2014, caiu para R$ 555 neste ano. No primeiro ano de governo Bolsonaro, os gastos com Saúde caíram 4,3%, se considerarmos os investimentos e despesas para o funcionamento da máquina pública.

Outra notícia falsa que circula é uma imagem fora de contexto que mente ao dizer que se trata do SUS em 2016. Na verdade, a foto foi tirada no Instituto Dr. José Frota, hospital em Fortaleza, que precisou ser evacuado após um curto-circuito em 2010.