Economia brasileira precisa da manutenção dos vetos, reforça líder

Líder do governo na Câmara, José Guimarães, diz estar confiante de que os vetos presidenciais serão mantidos pelos parlamentares na sessão desta terça-feira

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) disse, na segunda-feira (5) à noite, em entrevista à jornalistas, estar confiante em relação à manutenção dos seis vetos presidenciais. A sessão conjunta está marcada para logo mais, às 11h30.

“O País precisa, não só o governo, a economia precisa. Não podemos criar uma despesa de R$ 64,5 bilhões. Nós precisamos manter os vetos para a saúde financeira do Brasil”, ressaltou.

O deputado afirmou que a base está mobilizada para que haja quórum, no máximo, até as 12h. A coletiva de imprensa aconteceu logo após o fim da reunião de líderes com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

O veto mais polêmico a ser apreciado é o que garante reajuste de até 78% aos servidores do Judiciário. De acordo com o parlamentar, o aumento é inviável.

“Quem é que paga a conta? Nós vamos tirar o dinheiro do Minha Casa, Minha Vida, do Bolsa Família, do reajuste do salário mínimo, do Pronatec, do Fies, de todos os programas que garantem principalmente a sustentabilidade das política sociais?”, questionou.

“É justo pagarmos para uma única categoria 78% e para os outros 21,5%? Não é razoável, a economia brasileira não suporta isso”, criticou.

Guimarães elogiou a reforma administrativa, anunciada na semana passada pela presidenta Dilma Rousseff. O Executivo vai extinguir três mil cargos comissionados e reduzir os salários da presidenta e dos ministros em 10%, entre outras medidas para alcançar o equilíbrio das contas.

“Por isso não podemos tirar com uma mão (governo) e eles (parlamentares) botarem com a outra. Nós temos que ter o equilíbrio fiscal, pelo bem da economia”, argumentou.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast