Edinho: SUS e testagem garantem sucesso do combate à pandemia em Araraquara

Abaixo da média nacional, o quadro atual que registra 4.334 casos e 46 óbitos, é resultado da ação estrutural do SUS e da política de testagem, defendida e aplicada desde o início da pandemia. “Temos um orgulho imenso, porque temos a nossa estrutura, que é saúde pública, que é SUS”, destaca Edinho

Edinho Silva, candidato à reeleição para a prefeitura de Araraquara (SP)

A prefeitura de Araraquara, no interior do estado de São Paulo é um exemplo no combate à pandemia e um contraponto ao desastre patrocinado por Bolsonaro no país. Sob administração do prefeito Edinho Silva, do Partido dos Trabalhadores, Araraquara ganhou destaque no jornal Libération, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O quadro atual que registra 4.334 casos e 46 óbitos é resultado da ação estrutural do SUS e da política de testagem, defendida e aplicada desde o início da pandemia.

“Desde o mês de abril, começamos a estabelecer um protocolo, a organizar a rede de saúde”, disse o prefeito Edinho em entrevista ao site Rede Brasil Atual. “Construímos um hospital de campanha em cinco semanas, tomamos as medidas necessárias para que a cidade fosse estruturada, não faltasse assistência à população positivada”. Nesse primeiro momento, lembra Edinho, “tive mobilização contra mim. Dávamos uma orientação e o presidente da República dava outra”. “O que mais nos atrapalhou foi a falta de unidade nacional’, diz o prefeito de Araraquara.

Apesar das pressões, a administração de Araraquara tomou a decisão de realizar massivas testagens na população. “Resolvemos a questão dos exames em parceria com a Unesp e com a faculdade de medicina da cidade, da Uniara (Universidade de Araraquara)”. Segundo ele, investiram em uma máquina que faz exame por antígeno, que dá mais agilidade para detectar o positivado, e facilita a internação precoce. Diz Edinho: “a cidade criou uma estrutura para atender a população e isso tem dado resultado, por isso nossa letalidade é tão baixa”.

Segundo Edinho Silva, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi fundamental para implementar e obter resultados positivos nos protocolos sanitários adotados no município. “Atendemos muitos pacientes dos planos privados, porque eles entendem muitas vezes que a rede da prefeitura é mais eficaz, dá uma resposta melhor ao atendimento do sintomático da covid do que a rede privada”, afirma. “Temos um orgulho imenso, porque temos a nossa estrutura, que é saúde pública, que é SUS”, destaca Edinho. A constatação do prefeito de Araraquara reflete o papel nacional do Sistema Único de Saúde no combate à pandemia., antes atacado pelo governo federal.

Além as medidas diretamente relacionadas com a doença, a prefeitura de Araraquara adotou medidas de apoio à população em outras instâncias da vida das pessoas. “Aumentamos a abrangência do nosso programa de segurança alimentar, instituímos os programas de combate à vulnerabilidade. Cuidamos das pessoas que estavam sofrendo do ponto de vista econômico, com os reflexos da pandemia, e cuidamos da assistência à saúde”, destaca. “Tratamos a doença com seriedade, temos rigor na fiscalização, e criamos uma rede de assistência à Saúde e também cuidamos do impacto econômico da pandemia”, completa Edinho.

Da Redação com Rede Brasil Atual e Liberatión