Elas por Elas capacita 2.600 mulheres para eleições municipais

Curso integra agenda da SNMPT e faz parte da programação da quarta edição do maior programa de formação política para mulheres da AL

Divulgação /SNMPT

O fortalecimento da comunicação e o incentivo à articulação das mulheres nos estados e municípios são estratégicos para o PT

Há cerca de um mês a Secretaria Nacional de Mulheres do PT deu início às aulas da quarta edição do projeto Elas por Elas com foco na formação política e de comunicação para as companheiras do partido que irão disputar as eleições de outubro, e suas equipes que atuarão na construção das candidaturas. Cerca de 2.600 mulheres de todos os estados se inscreveram para o curso que é dividido em quatro módulos: Investigação e Planejamento; Organização; Mobilização; e Comunicação.

“Estamos preparando essas mulheres para que possam fazer seu próprio planejamento estratégico, organizar e mobilizar apoiadores. A nossa iniciativa visa construir uma plataforma política condizente com o projeto político e o perfil do território onde ocorrem as candidaturas. Na edição deste ano, as ferramentas de Inteligência Artificial e novas formas de comunicação e mobilização pelas redes serão o principal diferencial para 2024″, explica a coordenadora de comunicação do EpE, Thatiane Nicácio.

O fortalecimento da comunicação e o incentivo à articulação das mulheres nos estados e municípios é estratégico para fortalecer o projeto político e partidário do PT na organização social e política no Brasil.

Por meio da atuação das lideranças femininas petistas através da manutenção e ampliação da rede de comunicadoras populares pelo Brasil e organização das ações nos estados, espera-se reforçar o caráter decisivo da iniciativa, que já contribuiu para a ampliação das mulheres na política nos anos anteriores: “O projeto Elas por Elas já ajudou a eleger centenas de mulheres pelo Brasil e nosso objetivo é intensificar os esforços para que mais mulheres possam ocupar as casas legislativas e executivas em nosso país. Só descansaremos com a paridade política de gênero instaurada efetivamente no país”, destaca Nicácio.

A iniciativa faz parte da estratégia da SMPT para garantir a participação massiva do público feminino nos espaços políticos, além de fomentar o interesse na participação social deste público, como dispõe o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A ONU aborda a questão de gênero e é desmembrada em alguns propósitos como a busca por “garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.”

Para a SNMPT é fundamental  que a bancada feminina continue em crescimento tendo em vista o compromisso com a agenda da ONU: “Hoje, nas pesquisas que nós temos, levaria em torno de 120 anos para que o Brasil alcançasse a paridade de gênero na política. O que o Elas por Elas pretende é acelerar esse processo. E nós temos o compromisso de cuidar não só da preparação formativa dessas mulheres, mas do acompanhamento do dia a dia. E é por isso que o papel das multiplicadoras estaduais é tão importante no suporte às secretarias e ao projeto nacionalmente”, defende Nicácio.

O projeto leva em consideração a diversidade e as particularidades de cada território, que deverão ter atuação orientada a partir do diálogo com as secretárias estaduais, que são as responsáveis por garantir a pluralidade no partido.

Afora o êxito organizativo para ampliar as candidaturas de mulheres, o projeto adotou uma dinâmica inédita de ensino que unifica as aulas virtuais: “Além da adoção de novos temas que serão abordados durante as aulas, como o uso da IA na comunicação de campanha, pela primeira vez nós contamos com uma plataforma de ensino à distância onde as multiplicadoras estão disponíveis para interagir e tirar as dúvidas das pré-candidatas. Nossa equipe está atenta e reforçando os ensinos na primeira semana de agosto, com sessões de mentoria para que elas possam chegar ao processo eleitoral seguras do que estão construindo e com condições de fazer uma disputa muito mais qualificada”, complementa a coordenadora.

Abaixo, os temas que  serão abordados durante as aulas:

Módulo I – Investigação e Planejamento:

– Captação de dados para elaboração da estratégia política;

– Estruturação do planejamento estratégico e uso de pesquisas para leitura eleitoral;

– Apresentação da Candidata – Roupa e comportamento;

– O que pode ou não pode fazer em uma campanha (Jurídico).

Módulo II – Organização:

– Definição de temas para a campanha e criação e fortalecimento da rede de comunicação. Criação de perfis; Escolha das redes sociais; e Linguagem adotada;

– Análise dos concorrentes;

– Construção de reputação;

– Arrecadação (jurídico).

Módulo III – Mobilização

– Estratégias de mobilização.

– Implementação da rede de voluntários e mapeamento de território – garantia de presença. Estruturação da equipe.

– Práticas de Autocuidado e saúde mental nas eleições

Módulo IV – Comunicação

– Definição do público-alvo e construção de Persona;

– Escolha da identidade visual e Técnicas de Approach;

Media Training;

– Impulsionamento;

– Uso da IA na comunicação de campanha; Principais ferramentas; e  Prompts para produção de materiais.

Da Redação Elas por Elas