Elas por Elas abre inscrição para formação política de pré-candidatas do PT e equipes

Serão quatro meses de aulas virtuais que irão preparar as mulheres petistas para a disputa de outubro; equipes de comunicação também poderão participar

Comunicação SNMPT

Estão abertas as inscrições para a formação política das pré-candidatas do PT e de suas equipes que atuarão na construção das candidaturas

Guiadas pela urgência em ver mulheres protagonistas no processo político e eleitoral, seja como candidatas ou contribuindo para eleger cada vez mais mulheres petistas, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT abriu as inscrições para a formação política das pré-candidatas do PT e de suas equipes que atuarão na construção das candidaturas.

A iniciativa faz parte do Elas por Elas, maior projeto político-partidário para inclusão de mulheres na política em toda a América Latina, coordenado pela Secretaria Nacional de Mulheres. Além disso, o projeto objetiva potencializar as candidaturas de mulheres para que elas tenham êxito na disputa eleitoral e, desta forma, seja possível ampliar a bancada feminina em todo o Brasil e fortalecer o projeto das mulheres do PT.  Para realizar a inscrição, a pré-candidata deve procurar a secretaria estadual de mulher do seu território. Somente desta forma as inscrições serão validadas.

“O curso é parte do Elas por Elas, e esta é a etapa de preparação das pré-candidaturas. Já passamos pela formação das multiplicadoras, que são as pessoas que estão acompanhando a formação dessas chapas nos estados. Estamos em encontros de formação constante com essas multiplicadoras, que já estão aptas a acompanhar a formação das pré-candidatas. Agora, a gente começa uma nova fase, já que está mais consolidado o desenho das chapas municipais, e conseguimos entender o tamanho aproximado de quantas pré-candidaturas teremos das mulheres do PT do Brasil afora”, explica Thatiane Nicácio, coordenadora de comunicação do Elas por Elas.

Serão quatro módulos, sendo um trabalhado por mês, com início em abril e término em julho. De acordo com Nicácio, a previsão é que a atividade seja finalizada em julho para que em agosto as pré-candidatas estejam preparadas para a disputa do processo eleitoral, bem como as equipes que as acompanham.

A Agência Todas, empresa de marketing político especializado na comunicação de gênero, fará a execução nacional do projeto. Serão ainda parceiros da iniciativa nomes como LabHacker, laboratório de cultura digital que possui a direção composta somente por mulheres; Base Lab, grupo de comunicação com foco em lideranças e projetos do campo progressista; e a consultora de Branding & Imagem Deniza Gurgel, que falará sobre formas de se portar frente às câmeras e em espaços públicos.

“Este curso vai abordar temas como inteligência artificial, cibersegurança, e também vai contar com oficinas de saúde mental, tema que é fundamental, porque a política vem se apresentando de uma maneira extremamente violenta para as mulheres, e nós temos o compromisso também de cuidar das nossas mulheres para que elas não só entrem na política, mas também permaneçam firmes e fortes, criando uma rede de solidariedade entre nós também e fortalecendo o projeto do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras”, detalha a coordenadora.

Abaixo, os temas que serão abordados:

Módulo I – Investigação e Planejamento

• Captação de dados para elaboração da estratégia política;
  • Estruturação do planejamento estratégico e uso de pesquisas para leitura eleitoral;
  • Apresentação da Candidata – Roupa e comportamento;
  • O que pode ou não pode fazer em uma campanha (Jurídico).

Módulo II – Organização

• Definição de temas para a campanha e criação e fortalecimento da rede de comunicação. Criação de perfis;
  • Escolha das redes sociais;
  • Linguagem adotada;
  • Análise dos concorrentes;
  • Construção de reputação;
  • Arrecadação (jurídico).

Módulo III – Mobilização

• Estratégias de mobilização.
  • Implementação da rede de voluntários e mapeamento de território – garantia de presença. Estruturação da equipe.
  • Práticas de Autocuidado e saúde mental nas eleições

Módulo IV – Comunicação

• Definição do público alvo e construção de Persona;
  • Escolha da identidade visual e Técnicas de Approach;
  • Media Training;
  • Impulsionamento;
  • Uso da IA na comunicação de campanha;
  • Principais ferramentas;
  • Prompts para produção de materiais.

Para a SNMPT é fundamental  que a bancada feminina continue em crescimento tendo em vista o compromisso com a Agenda 2030 da ONU, especialmente com o quinto ODS, que trata sobre igualdade de gênero: “Hoje, nas pesquisas que nós temos, levaria em torno de 120 anos para que o Brasil alcançasse a paridade de gênero na política. O que o Elas por Elas pretende é acelerar esse processo. E nós temos o compromisso de cuidar não só da preparação formativa dessas mulheres, mas do acompanhamento do dia a dia. E é por isso que o papel das multiplicadoras estaduais é tão importante no suporte às secretarias e ao projeto nacionalmente”, defende Nicácio.

Da Redação Elas por Elas