Elas Por Elas lança ações contra a violência durante mês de março

Campanha nas redes sociais visa mobilizar e conscientizar sobre as diversas formas de violência contra a mulher

Da Redação, Agência Todas

Nesta semana, o projeto Elas Por Elas lançou a campanha “Ação Elas Por Elas contra todas as formas de violência” nas redes sociais. A mobilização acontece ao longo do mês de março e busca mobilizar e conscientizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência que aflige as mulheres. 

O primeiro tema vai abordar a violência social que atinge as mulheres, principalmente em períodos de crise econômica. Elas são as primeiras a perderem empregos e serem atingidas pela precarização do trabalho com a desigualdade salarial, a diminuição do tempo de licença maternidade entre outras perdas de garantias de direitos. 

 

“A desigualdade de gênero no mercado de trabalho impacta diretamente na formação da renda média das mulheres e nas dificuldades em relação à superação da pobreza. Essa realidade reflete na participação e incidência feminina e feminista na vida pública”, explica Anne Karolyne, secretária nacional de mulheres do PT. 

 

A violência política é o segundo tema da série que será encampada pelo projeto Elas Por Elas nas redes sociais. A falta de participação das mulheres na política, a importância da representatividade, o combate ao constrangimento e à intimidação das mulheres em espaços decisórios e de destaque vão fazer parte da segunda semana  “Ação Elas Por Elas contra todas as formas de violência”. 

Por fim, a violência doméstica e sexual — tão presente no cotidiano das mulheres — não poderia ficar de fora. Estratégias de combate à violência contra a mulher, elaboração de políticas públicas e garantia de direitos fundamentais estão entre os tópicos que serão abordados na última semana da campanha “Ação Elas Por Elas”. 

 

Projeto Elas Por Elas

O protagonismo das mulheres em lutas políticas e sociais é histórico e está ainda mais evidente neste momento de avanço de pautas conservadoras e consecutivos retrocessos promovidos pelo governo Bolsonaro. O projeto Elas Por Elas visa, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT,  tem por objetivo impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil. 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast