Eleições 2022: Rede de apoio e solidariedade são fundamentais paras as mulheres votarem

Mulheres do PT reforçam a importância da comunidade auxiliar mães e responsáveis por crianças a exercerem o direito de decidir o futuro do país

As mulheres são a maioria da população e do eleitorado e irão decidir nessas eleições o futuro do país. No entanto, as mulheres enfrentam mais obstáculos que os homens para exercerem o direito de ir votar, principalmente se são mães e/ou responsáveis por crianças menores.

Toda vez que uma mulher com filhos exerce o direito de votar, ela carrega não apenas o destino dela, mas de todos que de alguma forma dependem dela e de seus cuidados. Isso acontece porque o “cuidar” é uma responsabilidade que, na cultura patriarcal, é delegada total e exclusivamente para as mulheres. E, no cotidiano, isso pode dificultar a logística, por exemplo, de se deslocar até o local de votação.

O direito de voto das mulheres foi uma conquista árdua do movimento feminista. E para que a igualdade de direitos e a democracia sejam exercidas na prática, é importante que a sociedade se mobilize para que elas consigam participar da definição dos rumos do país.

Por isso, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras reforça a importância da comunidade e da rede de apoio em auxiliar essas mulheres – principalmente mães e/ou responsáveis por crianças, idosos e pessoas adoecidas – a exercerem o direito ao voto. Uma tarefa não só de outras mulheres, mas de todos os brasileiros e brasileiras que almejam um país mais justo, solidário, humano e democrático.

Vamos juntas com Lula e Alckmin, porque um Brasil melhor para as mulheres é um Brasil melhor para todo mundo.