Eleições 2024: Grupo de Trabalho já entrou na fase de negociações, diz Humberto Costa

Senador pelo PT-PE que coordena o GTE nacional informa que, após a fase de diagnósticos dos municípios prioritários, foi iniciado o processo de negociação para definição de candidaturas

Reprodução/TvPT

Senador Humberto Costa (PT-PE), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral 2024, durante entrevista ao programa Jornal PT Brasil desta segunda-feira (19)

O programa Jornal PT Brasil, da TvPT, exibiu nesta segunda-feira (19) uma entrevista com o senador Humberto Costa (PT-PE), que coordena o GTE Nacional, o Grupo de Trabalho Eleitoral responsável pelo assessoramento do Partido dos Trabalhadores na preparação para as eleições municipais que ocorrem este ano em todo o Brasil.

Humberto Costa explicou o funcionamento do GTE e o estágio atual do debate interno sobre o processo eleitoral.

“O Grupo de Trabalho Eleitoral é um órgão de assessoramento do Partido dos Trabalhadores. Nós fazemos um diagnóstico da situação de cada um dos municípios brasileiros, estabelecemos como prioridade aqueles municípios com mais de 100 mil eleitores. Ao lado desse diagnóstico nós fazemos um cruzamento da situação de outros partidos aliados, principalmente do campo da esquerda, e a partir daí procuramos tomar decisões sobre o lançamento de candidaturas no Brasil inteiro”, disse Costa.

Assista a íntegra do programa Jornal PT Brasil exibido nesta segunda-feira (19)

Segundo Humberto Costa, a fase de elaboração de diagnósticos já foi encerrada e agora está em andamento o processo de negociação em relação a algumas cidades .“O partido está avançando também na tomada de decisão de acordo com o seu estatuto e regimento para que se possa ter definições o mais rapidamente possível”, pontuou.

Importância do NAVE

Como preparação para disputar as eleições municipais deste ano, o PT criou o NAVE – Núcleo de Apoio a Vereadores e Vereadoras, uma ferramenta que irá apoiar as pré-candidaturas e candidaturas a vereador ou vereadora e a prefeito ou prefeita em todo o país. O NAVE oferecerá ferramentas digitais para facilitar a campanha e ajudar os candidatos e candidatas a aliar sua imagem ao PT e ao governo Lula.

Sobre a ferramenta, que faz parte de um conjunto de ações de comunicação do PT para municiar a militância do PT e os/as pré-candidatos/as, o coordenador do GTE nacional destacou a sua importância no desempenho esperado pelo PT nas eleições municipais.

“É muito importante que possamos dar o máximo possível um discurso nacional e um conjunto de posições partido com relação à política municipal, um projeto municipal baseado no nosso modo de governar, portanto, iniciativas como essa são extremamente importantes”, defendeu o senador.

“Elas permitem, por exemplo, que os candidatos a vereador possam ter informações jurídicas, nós vamos ter ali material de propaganda eleitoral disponível para ser utilizado. Vamos repassar ali informações sobre o fundo eleitoral em relação a cada candidatura. Com essa iniciativa nós teremos um suporte maior para que as candidaturas a vereador possam ter um bom desempenho”.

Humberto informou ainda que tal iniciativa também está sendo feita em relação às candidaturas a prefeito e prefeita no país.

“Além disso vamos definir, por exemplo, uma agenda prioritária para as principais lideranças nacionais do partido, vamos definir também uma agenda para o próprio presidente da República. Eu acredito que o GTE fazendo este trabalho, ele dá um apoio crucial para que o partido possa fazer a disputa eleitoral com sucesso”, enfatizou.